00:00
21° | Nublado

A voz também envelhece
A mudança nos idosos não pode ser subvalorizada, já que pode comprometer o bem-estar e levar a doenças sérias

O passar do tempo faz com que projetemos a voz de forma diferente, com certa fragilidade devido a menor intensidade (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 23/06/2023

Com o passar do tempo o corpo humano envelhece e algumas mudanças são além de físicas, exemplo disso acontece com a voz. O passar do tempo faz com que a projetemos de forma diferente, com certa fragilidade devido a menor intensidade.

A perda de massa muscular afeta a articulação, sobretudo a partir dos efeitos da menopausa ou da andropausa, a laringe sofre alterações fisiológicas que tornam mais rígidas as cartilagens e acentua a flacidez da musculatura e ambas as mudanças alteram o tom da voz.

O presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região que atende Paraná e Santa Catarina (CREFONO3), fonoaudiologista Celso Santos Junior, especialista em voz, explica que as pregas vocais atrofiam e somadas às demais alterações do corpo deixam a voz do idoso rouca e um tanto soprosa.

“As condições se acentuam com o passar do tempo e mudam a projeção da voz. Para uma pessoa idosa pode comprometer sua sociabilidade, porque se ele deixar de se comunicar pode desenvolver depressão e deixar de expor seus sentimentos ou vivências o que é necessário para todos. Conversar e falar é uma terapia, principalmente, para eles”, alerta Celso Santos Junior.

Além do envelhecimento da musculatura interna, os articuladores que emitem a voz também sofrem alterações “os lábios, língua, palato e nariz também vão perdendo tonificação e reduzem a lubrificação da região e interferem na comunicação” ressalta o fonoaudiólogo.

Essa alteração fisiológica é considerada um distúrbio da voz e pode parecer cansaço do idoso, mas devido às condições ele vai falar com um tom mais fraco ou mais forte, mais grave ou mais agudo e vai fazer pausas mais longas durante a fala por necessidade. O alerta do fonoaudiólogo é que essas alterações não devem ser encaradas como teimosia, são incômodos que não podem ser deixados de lado imaginando que são situações temporárias.

Saúde capilar: 7 dicas para cuidar dos fios no inverno

Outra situação que acomete muitos idosos é refluxo gastroesofágico que pode causar pigarro na pessoa e deixar a voz mais sobrecarregada. “Se for corriqueiro pode danificar a parte posterior da garganta provocando um inchaço. Essa condição pode fazer com que ele sinta um pigarro e isso vai incomodar porque danifica a prega vocal. Uma medida constante para equilibrar a situação é a hidratação. Beber água é fundamental para fluidificar as secreções e lubrificar a mucosa”,

Para envelhecer com saúde vocal, para muitos casos, o apoio de um profissional da fonoaudiologia será necessário. E para que todos tenham melhores condições na velhice é importante manter bons hábitos desde cedo como a atividade física e a alimentação equilibrada e deixando de lado outros como consumo de álcool e cigarro que fazem mal geral ao organismo, reforça segundo Celso Santos Júnior que ainda sugere que “Quem usa a voz profissionalmente precisa ter hidratação ainda mais frequente, é o caso dos professores, palestrantes, cantores, locutores de rádio, enfim, a água nessas situações em que a fala é bastante utilizada é importantíssima. Além disso, o fonoaudiólogo pode auxiliar com indicando exercícios adequados para cada pessoa”

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br