00:00
21° | Nublado

Você está em dia com a saúde bucal do seu pet?

(Foto: Divulgação)

Publicado em 26/09/2017

Não é só de banho e pelos bem cuidados que vive um pet. Para ter uma vida saudável é muito importante também incluir na rotina de cuidados, desde cedo - quando ainda filhotes, o hábito da escovação dos dentes, pois ela irá ajudar na prevenção de diversas doenças.

Doenças bucais, frequentes em gatos e cachorros, podem apresentar diversas infecções que requerem tratamento de um veterinário. Retenção de dentes de leite, fraturas dentárias, de mandíbula e câncer, por exemplo, são alguns dos problemas que podem aparecer ao longo dos anos. 

A halitose é a alteração do hálito que afeta uma grande parte dos animais adultos, aparece por diversos motivos e pode ser um alerta de que algo não vai bem. Existem animais que possuem uma predisposição ao problema. A halitose não chega a ser uma doença, mas um sintoma de que algo está errado com a boca do animal. Um erro muito comum é tratar o sintoma em vez do problema, usar produtos como gel, espumas ou antibióticos são paliativos, porque tais atitudes irão apenas inibir a halitose e não curar a causa real do que está por trás dela.

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre se a alimentação pode causar problemas orais ou dentários. Não importa o tipo de alimento que seu pet come (ração ou alimento caseiro), a chance de desenvolver doença periodontal, acúmulo de tártaro e gengivite é praticamente a mesma. O tipo de alimentação tem pouca influência neste processo.

 A doença periodontal começa com acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e esta película aderida deve ser removida na escovação dentária, mas a ingestão de água em quantidades normais, ajuda muito.

TRATAMENTO

A primeira fase do tratamento acontece em casa. O proprietário deve ser o responsável pela limpeza dos dentes do pet seja com uso das cerdas de uma escova indicada ou com uma gaze enrolada no dedo. Essa escovação pode ser feita uma vez ao dia. Existem cremes dentais com enzimas que ajudam muito no processo.

Um segundo momento é com a ajuda de um médico veterinário para realizar uma limpeza dentária profissional que inclua limpeza por ultrassom e se necessário, radiografias, extrações e outras correções O ideal é levar o seu animal para avaliações anuais, pois sabemos que é difícil manter a escovação de rotina. 


Sobre o autor

Marcelo Puls da Silveira

Marcelo é veterinário da clínica Santo Chico


Ver outros artigos escritos?