00:00
21° | Nublado

Voz do povo

A dermatologista Tatiana Basso Biasi e o marido, Alexandre Amorim, na estreia do espaço para artistas catarinenses que ela acaba de inaugurar na sua clínica (Foto: Maycon Silva)

Publicado em 04/10/2016

Vença quem vencer no segundo turno, de uma coisa já se pode ter certeza. Florianópolis não terá um prefeito ou prefeita com voz de veludo. Como ironizou o ator Marcelo Perna nas redes sociais, Gean e Angela são "fonosemelhantes".

 Sobe e desce

Campeão de votos para vereador em SC, Pedrão (PP) mais que quadruplicou sua votação em relação a 2012. Já Tiago Silva, recordista de votos na eleição anterior, garantiu a reeleição, mas viu escapar das urnas cerca de 60% dos eleitores que tinha.

Senhor embaixador

No posto há um ano, o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, faz neste mês sua primeira visita a Santa Catarina. Além de compromissos protocolares, vem para a festa dos 60 anos da Aliança Francesa de Florianópolis no "O Sítio", na região da Igrejinha da Lagoa, dia 15, a partir das 18h.

Quem fará as honras da casa é o cônsul honorário da França em Florianópolis, Jean-Victor Martin. O evento terá um caráter todo especial para ele: há 40 anos, ele era nomeado para dirigir a Aliança na cidade, dando início a uma trajetória que o levou ao comando do consulado. Sua mulher, Angela Arruda Martin, é de família tradicional da Ilha e atualmente se dedica à produção de geleias finas (Martin é mestre em crepes). Como diz o cônsul ao lembrar das seis décadas de Aliança em Florianópolis, "a menina virou uma senhora!".

 Borracha na ficha

Alunos da UFSC têm recorrido a um jeitinho bem brasileiro para se livrar do "FI" (Frequência Insuficiente) e aumentar o "IAA" (Índice de Aproveitamento Acumulado) em seus históricos escolares. A combinação dos dois é considerada essencial na hora de tentar um estágio. Funciona assim: o estudante, a qualquer altura do curso, se inscreve novamente no vestibular. Quando passa, tem direito a uma segunda matrícula, recomeça com as matérias já feitas valendo e tem sua ficha negativa zerada, sem registro de desaprovação por faltas nos anos anteriores em que já frequentava a mesma faculdade. Tem até aluno que se pergunta: isso está legal?

Arquiteto popular

Até o último dia 27 de setembro mais de 22 mil pessoas já haviam visitado a exposição "Gaudí, Barcelona 1900", aberta há cerca de um mês no MASC. A média diária no período foi de 800 visitantes. Quem ainda não foi, fique ligado: a exposição termina no próximo dia 30.

 Aperto no aeroporto

A Infraero já confirmou 396 voos vindos da Argentina no próximo verão. Outros 106 deverão ser confirmados em breve pela ANAC. No total, são aguardados 502 voos do país vizinho. Na última temporada, vieram 280.

Clique aqui para ler a última coluna de Urbano Salles

Chope com batom

 O "lounge feminino" é uma das novidades da 33ª Oktoberfest, que começa dia 5 e vai até o dia 23, como sempre atraindo muita gente festeira da Ilha. O espaço exclusivo para mulheres terá banheiros, local para amamentação, fraldário e espelhos para retoque da maquiagem.

Engenharia duvidosa

Não são poucos os motoristas preocupados com a inclinação acentuada da curva da nova marginal da Beira-Mar antes da Casa da Agronômica. Há reclamações de que o ângulo parece puxar o carro para fora da pista, o que tende a se agravar quando a obra estiver totalmente concluída, sem aqueles tubos de cimento no asfalto. O cenário fica ainda mais assustador porque o novo trecho ficou mais alto que a avenida. O temor é de que, ao menor descuido do motorista, um carro "voe" lá de cima e venha parar na avenida, atingindo em cheio outros veículos. Um morador da Agronômica classificou o trecho como a nova "curta da morte" de Florianópolis.

A empresária Paula Pereira Oliveira, da Paula Papéis e Tecidos, e Evandro Gaspar, um dos 10 arquitetos convidados para a Mostra 10 por 10 da Bellacatarina, no coquetel de abertura pilotado pela família Bordin (Foto: Divulgação)

Para todo o país

O desfile oficial das escolas de samba de Florianópolis em 2017 terá cobertura inédita na mídia. Uma rede de TV aberta fechou com a Liga das Escolas o direito de transmissão nacional do evento.

Calor humano (1)

A Associação dos Hemofílicos de Santa Catarina reabriu dia 3 a piscina que estava fechada há cinco anos, desde que o aquecedor foi roubado e não reposto por falta de verbas. Fundamental para atividades físicas de baixo impacto - necessárias a portadores de hemofilia -  a área foi recuperada com o apoio do projeto MN Social, do escritório Menezes Niebuhr Advogados Associados, em parceria com a Porto Sul Construtora.

Calor humano (2)

 Como vem fazendo desde 2004, Linda Koerich liderou no final de setembro mais um bazar beneficente em Florianópolis, com venda de peças de cama, mesa e banho que ela própria produziu.

 O dinheiro arrecadado foi destinado ao Hospital Regional de São José para, segundo ela, "tornar a espera de quem está no hospital melhor, mais humanizada".

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?