00:00
21° | Nublado

Rio Tavares: sedimentos retirados de canal de drenagem superam carga de 2 mil caminhões
Limpeza realizada pela primeira vez desde a construção do canal, na década de 1980, já ampliou fluxo da água de 1km do sistema de drenagem

O canal é responsável pelas condições de escoamento pluvial e recebimento das variações das marés na região (Foto: Leonardo Sousa/PMF) **Clique para ampliar

Publicado em 16/03/2023

A limpeza inédita do canal artificial de drenagem do Rio Tavares, no sul de Florianópolis, iniciada na semana passada, avançou nos últimos dias.

Foram retirados cerca de 6 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados nas margens e leito do sistema, o equivalente a 2 mil caminhões de pequeno porte carregados. O canal é responsável pelas condições de escoamento pluvial e recebimento das variações das marés na região. 

Na coluna do Raul Sartori: Vagas de emprego sobram em SC. E mais!

“Observando o trecho que já passou pela limpeza, fica ainda mais evidente a necessidade dessa obra para garantir mais segurança aos moradores do entorno. A água está correndo com mais facilidade, em um canal com mais capacidade. Se continuasse assoreado, seguiria acarretando em transtornos diretos para toda a comunidade, como os alagamentos conhecidos e bloqueios da SC-405", salienta o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

Em extensão, 1km de fluxo de água passou pela primeira etapa de desobstrução, quantidade que representa metade do total do canal. A profundidade aferida antes do início da limpeza no local variava entre 11 cm a 1m. Ao final da ação de manutenção, deve chegar a 3m. A intervenção é realizada em caráter emergencial, com a utilização de escavadeira hidráulica sobre pontão flutuante - que serve como balsa para transporte do maquinário no canal.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br