Vagas de emprego sobram em SC. E mais!
Pleno emprego 1
A propósito da privilegiada posição nacional de SC – que tem um índice de desemprego inferior a 4% - Itajaí, com 220 mil habitantes, que acaba de assumir o segundo PIB do Estado, à frente de Florianópolis e depois de Joinville em primeiro, tem no momento 1.500 vagas de emprego.
Pleno emprego 2
A falta de gente para trabalhar ficou evidente neste verão. Um levantamento feito pela unidade do Estado da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que quase 64% dos estabelecimentos tiveram dificuldade para encontrar pessoal qualificado. Foi o principal problema apontado pelos empresários do setor. Em segundo lugar apareceu o custo com insumos (54%).
Pleno emprego 3
SC é o que mais frequenta o topo do ranking daqueles com menor taxa de desemprego do País desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), em 2012. No ano passado, a taxa ficou em 3,2%. Seria menor ainda se houvesse mais qualificação.
Acolhimento
Pomerode, pouco a pouco, está se tornando um dos grandes destinos turísticos de SC. E ganhou mais pontos, ontem, com divulgação da plataforma Booking.com que colocou a cidade entre as 10 mais acolhedoras do Brasil neste ano. A escolha foi feita com base em 240 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais. O primeiro lugar ficou com Porto de Galinhas, em Pernambuco.
Veterinários demais
A exemplo de ações da OAB quanto ao excesso de cursos de Direito no país, agora é o Conselho Federal de Medicina Veterinária que está pedindo na Justiça a suspensão de novas vagas por pelo menos cinco anos. Espanta saber que no Brasil há 536 cursos, enquanto o restante do mundo tem 360. Em SC são 7: IFC-SC, UniSociesc, Furb, UNC, Udesc, Unisul e UFSC.
Na vitrine
A ministra mais “germânica” (atenção patrulhas: é elogio) de Lula, Ana Moser, agora está na vitrine. Assim, sujeita a pedradas, como a arremessada pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) que não gostou do chá de cadeira de duas horas, dias atrás, na antessala do Ministério do Esporte.
Justiça do Trabalho
Ainda sob os ecos do trabalho escravo em vinícolas gaúchas, ganha força no Congresso a proposta de emenda à Constituição para extinguir a Justiça do Trabalho, já assinada pelos deputados federais catarinenses Caroline de Toni, Daniel Freitas, Daniela Reinehr, Jorge Goetten, Júlia Zanatta e Zé Trovão, todos do PL, além de Rafael Pezenti (MDB) e Gilson Marques (Novo).
Federação partidária
Parece estar em lua de mel nas respectivas direções nacionais o casamento do PP e do União Brasil numa federação partidária. O problema é juntar os interesses nos Estados. Mas há exceções, como SC. O ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, e o deputado federal Fábio Schiochet, ambos do União, já tem acertados, harmoniosamente, todos os ponteiros com o senador Esperidião Amin (PP).
Esqueceram de mim
Aquele passarinho veio dizer que o ex-deputado federal Décio Lima (PT), o ex-senador Dário Berger (PSB) e a ex-ministra Ideli Salvatti (PT) estariam à beira de um ataque de nervos porque não teriam recebido até agora nenhum aceno para ocupar cargos federais no governo que ajudaram a eleger.
Feio
Dezoito Estados, entre eles SC, e o Distrito Federal, não forneceram dados sobre violência contra as mulheres em 2022, em pedido feito pelo Observatório da Mulher contra a Violência, do Senado, em parceria com a empresa social Gênero e Número e o Instituto Avon. Como se sabe, SC tem dados pouco lisonjeiros sobre o assunto. O pedido foi feito com o propósito de unificar, organizar, analisar e monitorar estatísticas públicas nacionais sobre violência contra mulheres.
Busca por crédito
Com emprego estável, o catarinense quer investir em si ou no seu negócio. Um sinal disso foi divulgado ontem: o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da Serasa Experian, revelou que na região sul do Brasil, em janeiro, SC foi o Estado que registrou a maior alta na busca por crédito, marcando 11,8%. Na outra ponta, com retração, compareceu o Estado do Rio de Janeiro, com -22,2%.
Faz falta
Da leitora Cláudia Da Silva Tomazi: “A Dra. Zilda Arns faz uma falta inenarrável, indescritível. Para além da excelente homenagem (sua inscrição no livro de Heróis do Brasil), gostaria de ver nascer Casas de Saúde Zilda Arns, Ambulatórios Zilda Arns, Instituto Zilda Arns, etc. Nome que nos inspira! Concentra a força vital de um verdadeiro exemplo amoroso, através das ações voluntárias em sua vasta memória”.
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br