00:00
21° | Nublado

Primeira morte por dengue é confirmada na Capital
Aumento do número de casos da doença tem preocupado as autoridades de saúde da Capital

O Centro de Controle de Zoonoses tem feito um trabalho de aplicação de inseticidas, limpeza de terrenos abandonados e colocação de iscas nos bairros de maior incidência do mosquito Aedes aegypti (Foto: PMF/SMS/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 09/03/2023

Nesta quinta-feira, 09, foi confirmada a primeira morte por dengue em Florianópolis este ano. A vítima é uma mulher de 34 anos residente no Bairro Trindade. O aumento do número de casos da doença tem preocupado as autoridades de saúde da Capital

A Secretaria Municipal de Saúde infoma que o Centro de Controle de Zoonoses tem feito um trabalho incessante de aplicação de inseticidas, limpeza de terrenos abandonados, colocação de iscas nos bairros de maior incidência do mosquito Aedes aegypti (agente transmissor da dengue). Também tem orientado os moradores sobre os cuidados básicos para que o mosquito não se prolifere.

O combate à dengue se dá já no quintal de casa. Vasos de plantas, pratinhos embaixo de vasos, caixas d'água abertas, piscinas e até o pote de água dos animais podem ser ambientes propícios para o mosquito Aedes aegypti se proliferar.

Dados

Em 2023, já foram confirmados 143 casos e 9 internações por dengue em residentes de Florianópolis, sendo 125 casos autóctones, ou seja, pessoas que adquiriram a infecção no município. O número de casos já está superando o mesmo período de 2022, que já foi um ano epidêmico.

Proteção da mulher: Protocolo “Não se Cale” é assinado na Capital

Os principais bairros de transmissão foram: Coqueiros (25), Itacorubi (11), Daniela (09), Capoeiras (4), Centro (4), Monte Cristo (3), Rio Tavares (3). 66 casos ainda estão em investigação quanto ao local provável de infecção. 

Além disso, já foram identificados pelo Centro de Controle de Zoonoses 1.804 focos de Aedes aegypti. Os bairros com maior número de focos são: Canasvieiras (177), Trindade (148), Jurerê Tradicional (123), Capivari (123), Ingleses (106), Armação do Pântano do Sul (86), Itacorubi (83) e Capoeiras (75), Cacupé (74), Carvoeira (54).

As informações são atualizadas diariamente e podem ser consultadas na sala de situação da Gerência de Vigilância Epidemiológica, através do link: https://saladesituacao.shinyapps.io/dengue_floripa/.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br