00:00
21° | Nublado

Ele chegou para surpreender
Após desafios, Beiramar Shopping conquista a confiança de lojistas e clientes

No início da década de 1990, a construção grandiosa surpreendeu a todos os moradores (Fotos: Arquivo/ Beiramar Shopping) **Clique para ampliar

Publicado em 06/10/2023

O primeiro shopping center de Florianópolis completará três décadas no próximo dia 27 de outubro. Na primeira matéria que celebra a data, veiculada na semana passada aqui no Imagem da Ilha, mostramos como o Beiramar Shopping foi idealizado e os passos seguintes para a construção desse empreendimento que revolucionou o estilo de se fazer compras na cidade.

O empresário Antônio Scherer, um dos fundadores do Beiramar, conta que a primeira ideia, na época, era construir prédios de quatro andares no terreno, que também seriam uma novidade na capital catarinense. Porém, seu sócio, que era comerciante, foi visionário e sugeriu a construção do shopping. “O Walter (Walter Osli Koerich) tinha comércio de lojas e vislumbrou essa construção”, conta Scherer.

O empresário Waltinho Koerich, filho de Walter, conta que a construção do Beiramar Shopping foi tema de conversas em diversas refeições em família por uns 10 anos antes de seu lançamento. “Naquela época eu não participava diretamente dos assuntos do shopping, mas, como é uma empresa familiar, os assuntos que eram tratados pelo Waltão (como carinhosamente chama o seu pai), chegavam à nossa mesa no almoço”, relembra.

Waltinho, que é membro do conselho do Beiramar Shopping há cerca de vinte anos, conta que, se hoje o empreendimento é um equipamento de grande porte, naquela época ele era ainda mais vigoroso, mais robusto, porque era, até então, o único shopping da cidade.

Ele lembra do início de tudo, quando a empresa Kobrasol Empreendimentos Imobiliários, liderada por três grupos empresariais catarinenses - Koerich, Brasilpinho e Cassol -, construiu o estádio do Avaí, a famosa Ressacada, no bairro Carianos, em uma permuta pelo então estádio Adolfo Konder, também conhecido como Campo da Liga. “Tenho um carinho muito especial por essa trajetória, pois eu sou um avaiano apaixonado, vou sempre aos jogos. O Avaí sempre teve o nosso carinho e faz parte da nossa história”, afirma.


Construção ganhou traços modernos e imponentes numa época em que não havia nada parecido por aqui

 

Os desafios com a abertura do shopping

A cultura do comércio de rua foi um dos maiores desafios a serem superados com a abertura do Beiramar Shopping, em 27 de outubro de 1993. “Como a vivência da população da Capital em shoppings centers era praticamente nula, o convencimento para tirar os lojistas das ruas e irem para o shopping demandou bastante trabalho”, conta Waltinho Koerich. 

Outro desafio foi a adaptação dos lojistas com os novos horários de abertura e fechamento, já que o padrão comercial era abrir das 8h ao meio-dia; e das 14h às 18h. “A cidade naquela época tinha um tamanho restrito, era relativamente pequena. Propor a abertura às 10h sem fechar pra almoço, com expediente até às 22h, incluindo os sábados (a abertura aos domingos aconteceu anos depois), foi realmente um desafio”, relembra.

Porém, com o passar dos anos, os moradores começaram a se acostumar com a comodidade de poder fazer compras à noite ou na hora do almoço, por exemplo.


População abriu-se para as funcionalidades do primeiro shopping da capital catarinense

 

Equipe dinâmica e dedicada

Atualmente, o Beiramar Shopping tem em torno de 245 colaboradores que comandam as suas operações. “Temos algumas lideranças que iniciaram conosco antes mesmo da abertura do shopping, eles têm mais de 30 anos de casa”, conta Waltinho Koerich.

Um desses colaboradores é Fritz Gerhard Gohring. Ele acompanhou a obra desde o início, pois, na época trabalhava na Kobrasol Empreendimentos Imobiliários. De lá, ele egressou para o Beiramar Shopping para integrar a equipe de gestão, com mais alguns colaboradores da construtora, e permanece até hoje como gerente de Operações. "Cuido da parte de segurança, limpeza, manutenção, toda a parte do dia a dia do shopping", conta Fritz.

Waltinho destaca que a equipe vem se aperfeiçoando ao longo dos anos para estar realmente de acordo com aquilo que o mercado demanda. “O nosso objetivo é buscar o centenário do shopping e, obviamente, precisamos nos modernizar, estar abertos às inovações, às tecnologias que o mercado apresenta todos os dias”.

 

Nas próximas semanas continuaremos com a série de matérias sobre o Beiramar Shopping.

 

Texto escrito por Gabriela Morateli dos Santos

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045