00:00
21° | Nublado

Conheça o campeão da Copa Desterro de Judô da Capital
Equipe do Bairro Educador da Prefeitura da Capital, desenvolvido na Vila Aparecida, ganhou 99 medalhas sendo 31 de ouro, 42 de prata e 26 de bronze

A atleta Marina Alves, 13 anos, conquistou 2 medalhas de ouro (Fotos: PMF/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 19/04/2023

No último sábado, 15, o professor Patrick Santos, ao lado do tatame do ginásio do Instituto Estadual de Educação (IEE), incentivava a atleta Marina Alves, 13 anos, que disputava a final da classe 3, uma das mais difíceis da Copa Desterro de Judô Estudantil, em Florianópolis. Ela estava em desvantagem na luta.

As palavras do mestre soaram como um enérgico poderoso nos ouvidas da atleta, que rapidamente executou os comandos e virou o jogo. Resultado: venceu a luta e minutos depois estava eufórica no pódio recebendo a medalha de ouro das mãos do orgulhoso Patrick. Ela terminou o torneio com duas medalhas de ouro: na classe 3 e na faixa azul.

Esporte como inclusão social

“Confesso que eu não esperava ser campeã da classe 3, mas felizmente consegui vencer graças aos ensinamentos do sensei Patrick”, destacou Marina, já no pódio.

Acatado PL que aumenta grau de transparência nos contratos firmados pelo Estado

Mais que vitória, a medalha no peito de Marina representava a importância do esporte na vida dos jovens como processo de inclusão social. Moradora do bairro Vila Aparecida, assim como quase todo o time (que teve reforço de 5 atletas do bairro Monte Cristo), Marina foi uma das 31 medalhistas de ouro do Programa Bairro Educador, que consagrou o programa social da Secretaria de Educação da Prefeitura de Florianópolis como campeão geral da competição. 


Marina Alves, com uma das medalhas de ouro

 

O Instituto Estadual de Educação fechou o pódio em segundo lugar e a Fundação Municipal de Esporte de Palhoça ficou em terceiro lugar na classificação geral. A competição reuniu 430 atletas representando mais de 20 instituições de ensino da Grande Florianópolis disputando sete faixas de idade entre mirim a sênior.

Resultado espetacular

No total, o Programa Bairro Educador, da sede Vila Aparecida, terminou o torneio em primeiro lugar com 99 medalhas, sendo 31 de ouro, 42 de prata e 26 de bronze. Ou seja, dos 99 atletas do Programa, com idade entre 6 a 22 anos, que participaram da competição, todos foram medalhistas. Um resultado espetacular para uma iniciativa esportiva educacional que começou a menos de um ano na Vila Aparecida.

Se para muitos o resultado foi surpresa, para quem conhece a oficina de judô da Vila Aparecida o resultado não surpreendeu, pois os estudantes já tinham na bagagem o inédito título de campeão geral da Copa Escolar de Judô, conquistado no início de outubro de 2022 com 60 medalhas, sendo 20 de ouro, 31 de prata e 9 de bronze no total de 60 medalhas. Ou seja, de outubro para abril de 2023 foram 39 medalhas a mais no currículo.

Superação

Na comunidade da Vila Aparecida, além do Judô, o Bairro Educador –  por meio do Instituto Escola Cidadã, que executa o Programa para a prefeitura –  oferece gratuitamente aos comunitários oficinas como artes, break, capoeira, futebol 7, ginástica, oficina pedagógica e rap.

Ao fim da jornada de competições, um exausto, mas orgulhoso professor Patrick fazia uma análise sobre  a importância do Programa Bairro Educador na vida de seus estudantes da oficina de judô na Vila Aparecida.


Alunos campeões sub 15 e sub 18

 

“A prática esportiva dentro do Programa ajuda a desenvolver integralmente diversas habilidades nas crianças e jovens. Auxilia no desenvolvimento da superação, cooperação, conhecimento dos próprios limites, responsabilidades, controle emocional, autodisciplina, justiça e trabalho em equipe”.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha