00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles - 1ª quinzena de Abril/2017

Jamil Nicolau, Nea Silveira e Narriman Chede, no terraço do Hotel Intercity, na noite de anúncio da programação para 2017 da Associação Brasileira de Sommeliers em SC (Foto: Paulinho Sefton)

Publicado em 04/04/2017

Só ônibus?

Em meio ao debate crescente sobre a sua utilização depois de recuperada, o engenheiro fiscal da reforma da Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy, declara-se favorável à passagem de veículos particulares pela ponte. E tem uma sugestão: de manhã, as duas pistas funcionariam no sentido Continente-Ilha. À tarde, seria o inverso. Ele calcula que o esquema aliviaria em mais de 20% os congestionamentos nos acessos às pontes Pedro Ivo e Colombo Salles.

A tese do engenheiro que está vencendo o desafio de salvar nosso principal cartão-postal encontra resistências no IPUF e em setores ligados às companhias de ônibus. Querem corredores exclusivos. Esses e outros temas envolvendo a Hercílio Luz serão tema de uma reportagem, em breve, no Imagem da Ilha, aproveitando o 91º aniversário da ponte, dia 13 de maio.

Tom de cinza

A Ponte Hercílio Luz não voltará a ter sua cor original preta. Por questões técnicas, será pintada de cinza claro.

Príncipe da festa

A oficialização do casamento de Bruno Vieira e Agatha de Vasconcelos Mapelli, filha de Andrea Saldanha de Vasconcelos, no Bistrô Betina Bub, em Santo Antônio de Lisboa, contou com uma presença pra lá de especial. O pequeno Brian, filho do casal, de um ano de idade, acabou sendo o mais paparicado da celebração.

Caminho das pedras

O prefeito Gean Loureiro explica à coluna: com a implantação do BRT, sobrarão em cada sentido apenas duas pistas para o trânsito em geral no trecho entre a Dona Benta e o HU. A ideia do elevado do Córrego Grande, proposta pelo próprio peemedebista na campanha de 2012, está definitivamente descartada. No restante da Avenida Beira-Mar, serão mantidas as atuais três pistas nos dois sentidos e o corredor exclusivo de ônibus passará por onde hoje está o canteiro central. Nos planos iniciais da gestão anterior, a faixa para coletivos no sentido Centro-praias passaria pela nova marginal. Depois de constatarem que era inviável, desistiram.

Logística da despedida

Antes que alguém pergunte, uma explicação: nenhum corpo será queimado no espaço da Crematorium Vaticano que acaba de ser inaugurado junto ao cemitério do Itacorubi. Após as últimas homenagens no local, os caixões serão levados para Balneário Camboriú, onde a mesma empresa tem desde 2007 um crematório completo. As famílias irão acompanhando se quiserem. Dados do mercado indicam que a cremação em SC já está crescendo 40% ao ano.

Tour guiado: o engenheiro Wenceslau Diotallevy (centro) e a irmã, Vera, recepcionaram o diretor do Grupo DVA, Paulo Toniolo Jr., o "Paulinho", numa visita às obras na ponte (Foto: Urbano Salles)

O que trazes pra mim?

Três das principais praças da Grande Florianópolis e que são adotadas pela WOA já estão decoradas para a Páscoa. Nos locais foram montados cenários com muitos coelhos para interação com o público infantil. As praças decoradas são a Eugênio Raulino Koerich, em São José, e as praças dos Bombeiros e Celso Ramos, em Florianópolis. A decoração ficará montada até o dia 17 de abril.

Decibéis da discórdia

A Guarda Municipal de São José multou o trio elétrico usado em recente parada da diversidade que aconteceu na cidade. Justificativa: uso de equipamento com volume não autorizado. Infração grave, cinco pontos na carteira. A organização, inconformada, observa que o evento estava devidamente autorizado pela Prefeitura.

Bolo de luxo

Dia 22, no centro de eventos da ACM, vai acontecer o casamento do dermatologista Oscar Cardoso Dimatos com a oftalmologista Marília Birck. Tem tudo para ser uma das festas do ano.

Sucesso na web

A página educacional criada pelo cirurgião plástico Zulmar Accioli no Facebook anda bombando. Já tem quase 20 mil seguidores.

Menu do bem

A primeira-dama Maria Angélica Colombo está organizando um jantar beneficente numa parceria inédita com Cristina De Vincenzi Homem de Mello e Sabrina Sbruzzi, no próximo dia 25. O evento será só para mulheres. A ideia é atrair um público mais jovem e "descolado", que não costuma frequentar festas na residência oficial do governador. O dinheiro arrecadado com a venda dos convites será destinado ao curso de capacitação para cuidadores terapêuticos, promovido pelo Instituto Guga Kuerten, e para o Lar de Idosos Anjo Querido, de Biguaçu.

Subiram ao palco

Das 47 inscritas ao prêmio "ACIF Mulheres que Fazem a Diferença", quatro foram escolhidas e receberam suas premiações na noite do último dia 30, no Teatro Pedro Ivo. As vencedoras das quatro categorias foram: Betina Ramos (Negócios), Lilian Martinho (3º Setor), Maria Kraeski (Cultura e Esporte) e Lelia Gamba (Educação).

Bruna Góes, a Amy Winehouse brasileira, cantou e encantou a plateia da noite de entrega do prêmio "ACIF Mulheres que Fazem a Diferença"  - Foto: Paulinho Sefton


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?