00:00
21° | Nublado

Coluna Raul Sartori - 1 quinzena de dezembro/2016

Foto: Reprodução

Publicado em 29/11/2016

Fatura alheia (FOTO – Crédito: Reprodução)

Sem hipocrisia, por favor: há berros pelo corte nas gordas verbas para o Carnaval de Florianópolis. Mas o berreiro que se ouve é praticamente só daqueles que faturariam à custa do contribuinte, sem tirar do bolso um centavo, não importa se milhares de crianças e idosos ficarem sem assistência. Essa é a grande verdade.

Inutilidade

Florianópolis sediou mais um dos já rotineiros eventos do Mercosul. Desta vez foi um seminário voltado para cerca de 70 parlamentares dos países membros do bloco. Resultados práticos? Poucos, muito poucos. Um exemplo: o Parlamento do Mercosul, instituído em 2007 para estabelecer a legislação comum aos países associados, tinha prazo até 2010 para eleger seus representantes. O Brasil e o Uruguai não o fizeram até hoje. Assim o Parlasul não pode legislar e fica gerenciado ao sabor do presidente de cada país.

“Descobertas”

Na busca desesperada por dinheiro, a Prefeitura de Florianópolis está fazendo descobertas incríveis e que revoltam o contribuinte honesto. Uma auditoria da sua Secretaria da Fazenda detectou isenção irregular de IPTU em mais de 23 mil imóveis, comerciais e residenciais, concedida sem base legal desde 2004. Não se divulgou especificamente que tipo de imóveis, mas é muito provável que há mansões dos amigos do rei.

Mulheres na PM

Projeto propõe aumentar para 10%, no mínimo, o número de vagas para mulheres nos concursos para a Polícia Militar de SC. Atualmente, é de apenas 7% o efetivo para o sexo feminino. Um absurdo, uma explícita discriminação que tem que ser reparada imediatamente.

Contas desequilibradas

A capacidade de pagamento das dívidas estaduais é feita pelo Tesouro Nacional através de notas que vão desde o A+, para posição excelente, a D-, a pior. Governos com notas C e D não recebem autorização para novos financiamentos, tanto internos como externos. Santa Catarina atualmente está no grupo dos que tem letra C.

Governador do Oeste

Ao reclamar que o governo do Estado reduziu de R$ 15 milhões para R$ 4,2 milhões a verba das obras estruturantes no aeroporto Serafim Bertaso, de Chapecó, a deputada estadual Luciani Carminatti (PT) fez menção às crescentes especulações sobre “um governador do Oeste”, que seria um pano de fundo e uma resposta a uma suposta discriminação regional. O governador Raimundo Colombo tem repelido de forma veemente este tipo de insinuação.

Fila do SUS

Deputados estaduais que são médicos, como Antonio Aguiar e Serafim Venzon, apoiam projeto obrigando o governo estadual a publicar na internet as listas de espera dos pacientes que aguardam consultas, exames e cirurgias no SUS. Admitem que o SUS inclui todo mundo na fila, mas esta não anda, é só para enganar. O projeto garante transparência.

Dilema

Vários prefeitos de SC, a exemplo do de Florianópolis, estão entre a cruz e a espada diante da pindaíba em seus cofres: dar ou não dinheiro do contribuinte para decoração de Natal, festa de Reveillon e Carnaval? Sugestão: que façam uma pesquisa com 100 munícipes, no mínimo, e terão a resposta que tanto esperam. E muito previsível.

Fazer justiça

Um projeto do deputado estadual Dirceu Dresch (PT) pede o reconhecimento póstumo de Cruz e Sousa como promotor público. É que em 1883, o poeta se apresentou como candidato a uma vaga para aquele cargo na então província de Laguna, mas teve a inscrição rejeitada pelo fato de ser negro. A ideia é justamente fazer justiça. Que poderia se completar com um pedido público de desculpas à família por parte do governo estadual ou do Ministério Público. Nunca é tarde para se pedir perdão por uma injustiça.

Bandeira branca

Alguns prefeitos eleitos não escondem a preocupação com o que vão herdar. O de Tubarão, Joares Ponticelli, pretende fazer um apelo à população para que lhe dê pelo menos seis meses para tirar dos armários vários esqueletos petistas.

Berro

Integrantes do Conselho Estadual de Turismo já foram alertados do pior: que o segmento, tão importante na economia de SC, poderá ter uma redução de pelo menos 30% dos recursos públicos estaduais para o próximo ano.

Ônus socializado

Raimundo Colombo, que assumiu todo desgaste com a reforma da Previdência estadual, percebeu em Brasília, semana passada, a esperteza da maioria de seus colegas governadores. Para não passar pelas mesmas agruras, vários deles falaram na ideia de todos se unirem numa espécie de federação e dividir o desgaste provocado pelas medidas que são obrigados a tomar; caso contrário irão à falência e com isso suas carreiras políticas.

Atitude

Com todos os municípios na maior pindaíba, não deixa de chamar a atenção iniciativa do presidente da Câmara de Criciúma, vereador Daniel Freitas, que vai colocar em pauta projeto propondo baixar os salários do prefeito, vice e vereadores  no próximo mandato. O prefeito eleito, Clésio Salvaro, dá total apoio. Que sirva de exemplo para outros legislativos.

Etnia

Um advogado de Florianópolis obteve na Justiça o direito de ter o campo referente à sua etnia corrigido nos cadastros do Ministério do Trabalho e Emprego. Pardo, estava inscrito nos registros do órgão como branco. No Tribunal Regional Federal da 4ª Região, onde obteve ganho de causa, entendeu-se que o reconhecimento étnico é de suma importância na luta do indivíduo contra o histórico de desigualdade racial. Correto.

Sem ilusões

Nas visitas que está fazendo ao interior com intensidade cada vez maior, o governador Raimundo Colombo vem dando concorridas entrevistas coletivas e em todas repete a frase “não podemos nos iludir” quando, após fazer um balanço de seu governo neste ano, alerta a todos de um fato ainda por vir: que 2017 será pior. Neste ano, pelo menos, diz que dá graças de estar conseguindo manter a maioria dos serviços. Mas pela ênfase de seus prognósticos, não garante que sejam todos mantidos no próximo ano.

Urnas 2018

Se já fosse tempo para indicações de candidatos à presidência da República em 2018 e se instado a apoiar um nome, o governador Raimundo Colombo não hesitaria um segundo: sua preferência é Geraldo Alckmin, governador de São Paulo. Pelo menos no momento.

Apoio petista

Nas entrevistas que vem concedendo no interior do Estado o governador Raimundo Colombo, mesmo quando não perguntado sobre o assunto diretamente, faz questão de elogiar a bancada do PT na Assembleia Legislativa. Destaca que vários projetos do Executivo têm recebido seu apoio.

Tabuleiro

Elogiável o esforço do deputado estadual Natalino Lázare (PR), que está pedindo apoio de colegas para projeto de sua autoria que cria uma olimpíada de xadrez nas escolas públicas estaduais a partir do próximo ano. Não custa quase nada, é um jogo tranquilo e faz bem para o raciocínio.

Ônus

O comércio de SC safou-se de um ônus a mais. Projeto no Legislativo estadual previa inicialmente a obrigatoriedade da disponibilização de fraldários em estabelecimentos comerciais com área superior a mil metros quadrados. Acabou sendo modificado com aumento da área para 10 mil m2. 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?