00:00
21° | Nublado

Coluna do Raul Sartori - 2ª quinzena de abril/2017


Publicado em 10/04/2017

“Sonho Florianópolis” (FOTO)

A afinidade de décadas entre argentinos e a Ilha de SC, que vem desde os anos 1970 do século passado, vai ser registrada no filme  “Sueño Florianópolis”, com direção da portenha Ana Katz e que começa a ser rodado ainda neste mês em coprodução Brasil-Argentina. No drama, ambientado nos anos 1990, os atores Marco Rica e Andréa Beltrão fazem um casal de brasileiros que hospedam uma família argentina em sua residência em Florianópolis.

Prioridade

Diante do verdadeiro estresse que é, diariamente, para milhares de motoristas, chegar até a Ilha de SC pela Via Expressa, muitos se questionam a prioridade que o governo estadual está dando à restauração da ponte Hercílio Luz, ao mesmo tempo que não prioriza outras possíveis e urgentes  soluções para o problema, como a construção de novas pistas ou mesmo uma nova ligação Ilha-Continente.

Celular em sala

Tende a ser mudada a lei estadual 14.363, de 2008, que proíbe o uso do telefone celular nas escolas públicas do Estado. Um novo projeto, já em tramitação, permite sua utilização em atividades didático-pedagógicas, desde que autorizada por professores ou diretores das instituições de ensino.

 “Gatos”

Auditoria do Tribunal de Contas de SC constatou que as chamadas perdas não técnicas da energia elétrica distribuída pela Celesc, como fraudes e furtos, passaram do limite de 1,06% estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entre o segundo trimestre de 2014 e primeiro trimestre de 2015. Prejuízo repassado aos consumidores. Deu 180 dias para montar planos de ações para redução de tais perdas. Indenizar o consumidor? Nem pensar.

Patrimônio mundial

Um conjunto de 19 fortes brasileiros – e dentre eles há  exemplares magníficos em SC, como a belíssima e preservada fortaleza de  Anhatomirim, nas cercanias de Florianópolis – podem ser transformados em patrimônio mundial, conforme candidatura que está sendo encaminhada à Unesco pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sem legado

Há dias o tenista Gustavo Kuerten se lamentou que apesar de suas notáveis conquistas nas quadras mundo afora  – como ter sido tricampeão de Roland Garros, por exemplo -  o tênis não deslanchou no Brasil. Pior que isso: em SC, pelo menos, conseguiu-se também a proeza de acabar com um saudável  passatempo nas escolas públicas, que era o tênis de mesa,  o popular pingue-pongue.

Olho por olho

Embora não tenha se expressado publicamente sobre o assunto, consta que Raimundo Colombo se alinha a outros governadores que exigem para seus Estados cada centavo que a União destinar para a “salvação” do Rio de Janeiro que, conforme se vê, foi literalmente saqueado por seus governantes recentes. Justo.

Tráfego limitado

O site do Senado está pedindo a internautas opinião sobre o projeto de lei 585/2011, do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que proíbe a circulação de caminhões com três ou mais eixos nas rodovias federais nos finais de semana e feriados. As opiniões se dividem. O ideal seria disponibilizar uma terceira faixa em trechos de aclive.

Representatividade

Ainda embrionário, está começando por Tubarão um movimento muito saudável envolvendo entidades representativas da sociedade organizada para que se valorize o voto em candidatos da própria região nas eleições de 2018 para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Há regiões de SC onde a desunião as deixa em plena orfandade de representação política no parlamento estadual e federal.

Emprego

O ex-presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, não precisou fazer cadastro de desempregado no Sine. Conseguiu emprego de diretor da Uirapuru Transmissora de Energia, uma sociedade de propósito específico (SPE), com sede em Florianópolis, que tem por objeto a exploração de concessões de serviços públicos de transmissão de energia elétrica. É formada pela Eletrosul, que detém 75% do seu capital social, e a Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social (Elos), que detém os 25% restantes.

É SC?

A percepção de muitos catarinenses quando se fala de Mafra é que o município, de 55 mil habitantes, é paranaense. E boa parte deles tem este sentimento, por historicamente se sentir desprezado pela administração do seu Estado. Daí as novas atenções que o governo estadual vem dando ao Planalto Norte. Em Mafra, nesta semana, foi inaugurado o maior empreendimento privado da cidade em décadas e autorizada a instalação de um curso de Medicina.

Improbidade

Que sirva de alerta a gestores públicos a condenação (10 vezes o valor da remuneração mensal recebida pelo exercício do cargo), aplicada ao ex-prefeito de Lajeado Grande, Valmir Locatelli, que usava o carro oficial para deslocamento particular, inclusive para "fazer festa" (hum...) nos municípios vizinhos.

Indicação política 1

Seis dos sete conselheiros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, presos por corrupção e outros crimes, foram indicados politicamente. O mesmo ocorre no TCE-SC. São os ex-deputados, de diferentes partidos, Luiz Eduardo Cherem, Wilson Wan-Dall, Júlio Garcia, Luiz Roberto Herbst, Herneus de Nadal  e Cesar Filomeno Fontes. Indicação técnica, que é o que seria ético e moral, só o vice-presidente, Adircélio de Morres Ferreira Júnior.

Indicação política 2

O advogado e ex-prefeito de Tijucas, Elmis Mannrich (PMDB), teve seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa para o cargo de diretor técnico da Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC (Aresc). Substitui o professor Sergio Grando, que faleceu no final de 2016.

Bombeiros x Bombeiros

Os bombeiros militares e bombeiros voluntários de SC estão próximos de um entendimento após décadas de diferenças. Os voluntários, que têm 43 corporações e mais de 3.700 homens, buscam amparo para sua atuação em proposta de emenda à Constituição do Estado, que está empacada no Legislativo desde 2011. Agora só falta a manifestação da Secretaria de Estado da Defesa Civil par ir adiante.

Fora disso

Parte da bancada do PMDB no Senado divulgou uma carta na qual se posiciona contra a sanção do projeto de lei que trata da terceirização, aprovado pela Câmara dos Deputados. Também empresário, o senador Dário Berger não quis saber.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?