00:00
21° | Nublado

Saiba como criar um paraíso particular em casa
Arquiteta e paisagista explica como fazer um projeto paisagístico residencial para criar um paraíso particular

O primeiro passo para começar um projeto paisagístico é fazer o reconhecimento do espaço onde será implantada a área verde (Foto: Jonatan Fernandez) **Clique para ampliar

Publicado em 13/12/2023

Que cada vez mais cidades e grandes empreendimentos estão investindo em áreas verdes, não é novidade. Com a rotina corrida, estar em contato com a natureza é sinônimo de momentos de descompressão, relaxamento e conexão. Assim, trazer as plantas para perto de casa - seja em área interna ou externa - tornou-se essencial.

Quando o assunto é transformar um espaço ao ar livre em um oásis de tranquilidade e beleza, um projeto paisagístico bem elaborado é essencial, como afirma a arquiteta e paisagista Ana Trevisan.  

Dessa forma, se você está pensando em renovar o jardim ou fazer um novo ambiente em sua casa, a profissional separou quatro dicas valiosas para garantir que seu projeto paisagístico residencial seja um sucesso.

Saiba quais seus objetivos e desejos para o novo espaço

Pergunte-se para quê você está criando esse espaço. Para receber amigos e familiares? Um refúgio para relaxar? Ou um pouco das duas coisas? Seja o que for, saiba o porquê de estar querendo esse novo espaço, uma área de convívio familiar é preciso ter itens e mobiliários diferentes de um espaço de leitura e contemplação.

Ter clareza do que se quer ajuda muito na elaboração e na organização do espaço, bem como na satisfação do resultado final.


Eletrodomésticos: como organizá-los nas cozinhas


Conheça o espaço

O primeiro passo para começar um projeto paisagístico é fazer o reconhecimento do espaço onde será implantada a área verde. Analisar as condições de exposição solar, horários de incidência deste, analisar o solo, a topografia, são fatores muito importantes para a escolha das vegetações.

Nessa etapa, é importante considerar fatores como o clima da região, que influencia diretamente na escolha das plantas, por exemplo. 

Escolha as plantas certas

Conhecendo o espaço torna-se mais assertiva a escolha das plantas e quais se adaptam melhor ao seu ambiente.

Outro ponto interessante é considerar a diversidade de folhagens, texturas e alturas para criar interesse visual no local. As plantas nativas, adaptadas ao ambiente local sempre são uma ótima opção, pois ajudam a contribuir para a sustentabilidade e a longevidade do seu jardim.

Tenha funcionalidade

“É preciso ter beleza, mas também precisa ser funcional”, afirma Ana Trevisan. Uma vez desenhado qual o seu objetivo com este novo ambiente, é possivel criar zonas funcionais para atender às diferentes necessidades e atividades do lugar. 

Áreas de estar, de recreação e de contemplação combinadas a caminhos e espaços de transição para conectar essas zonas de forma fluida; a incorporação de elementos como fontes, esculturas ou mesmo uma horta pode adicionar camadas visuais e funcionais ao projeto. 

Planeje o posicionamento dessas áreas conforme a exposição solar e a privacidade desejada.

Elaborar um projeto paisagístico demanda diversos conhecimentos e, acima de tudo, saber que será necessário esperar o tempo de todos os ítens se adaptarem. As plantas precisam de tempo - e cuidado - para crescerem bonitas e saudáveis, e todo o ambiente precisa entender sua rotina e seu funcionamento. 

“Um equilíbrio entre estética, funcionalidade e sustentabilidade é o segredo para criar um espaço que atenda aos objetivos traçados, este é o trabalho que eu e minha equipe desenvolvemos no escritório com atenção e dedicação”, conta Ana. “Queremos que as pessoas tenham a natureza como um refúgio e espaço de conexão, sabendo respeitar e desfrutar dela”, reflete.

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045