00:00
21° | Nublado

Roteiro autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis


Publicado em 03/09/2012

A proposta do “Roteiro Autoguiado do Centro Histórico de Florianópolis” é apresentar os mais importantes pontos históricos da região central da Capital para serem visitados em um percurso rápido e oferecendo conteúdo de qualidade. “A iniciativa é uma contribuição ao turismo qualificado da cidade, valorizando a história e cultura secular da capital catarinense. A publicação será muito útil também aos moradores, que nem sempre têm intimidade com nosso patrimônio”, resumiu Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis.

O conteúdo é assinado por um dos maiores especialistas em turismo da cidade: o ex-professor universitário Antônio Pereira Oliveira, autor de vários livros sobre o tema. “Em três ou quatro horas de caminhada é possível conhecer ruas, igrejas, casarios, museus, praças e monumentos, com informações sucintas e diferenciadas”, explica Oliveira, que também é consultor em turismo e fundou a primeira agência de viagens de Florianópolis. “A cidade se ressentia de uma publicação deste perfil”, observa.

Em cada ponto apresentado e descrito no Roteiro há um mosaico com o Boi de mamão, personagem do folclore luso-açoriano, constituindo uma trilha a ser seguida pelos visitantes. “São 25 paradas para viajar no tempo e respirar o passado”, reforça o autor do conteúdo.

Curiosidades sobre a origem da lendária figueira da Praça XV, as telas de alto valor artístico do interior da Catedral Metropolitana, a importância arquitetônica das linhas neoclássicas do prédio da Alfândega e a memória política do café Ponto Chic (O Senadinho) são alguns dos aspectos do Roteiro. “Nossa pretensão é despertar o interesse àqueles que se interessam por história, com informações básicas. No mercado turístico, esse perfil de visitante está cada vez mais em alta”, diz Oliveira.

Para auxiliar na orientação, o Roteiro Autoguiado inclui um mapa artístico, assinado pela ilustradora Vera Muccillo. O roteiro será distribuído gratuitamente em hotéis, restaurantes e em bancas da Praça XV.

As 25 paradas do Roteiro

No Roteiro, com 25 sítios históricos, o ponto de partida é a 1. Catedral Metropolitana, seguindo pelos 2. Sobrados Oitocentistas; 3. Museu da Escola Catarinense (antiga Escola Normal); 4. Casa Victor Meirelles; 5. Praça XV e Jardim Oliveira Bello; 6. Monumento aos catarinenses mortos na Guerra do Paraguai; 7. Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa; 8. Jardins do Palácio Rosado e Museu Cruz e Sousa; 9. Figueira da Praça XV; 10. Casa de Câmara e Cadeia; 11. Museu do Saneamento; 12. Estátua de Fernando Machado; 13. Largo da Alfândega; 14. Prédio da Casa da Alfândega; 15. Mercado Público; 16. Relógio da Western Telegraph; 17. Cais Frederico Rolla; 18. Casario da Rua Conselheiro Mafra; 19. antiga Casa Hoepcke; 20. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco; 21. Rua Felipe Schmidt; 22. Café Ponto Chic (O Senadinho); 23. Praça Pereira Oliveira; 24. Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e 25. Teatro Álvaro de Carvalho.

Andréa Fischer