00:00
21° | Nublado

Projeto Curupira leva atividades culturais a crianças e adolescentes no Campeche

Iniciativa do Círculo Artístico Teodora promove, entre setembro e dezembro, diversas atividades culturais gratuitas no Sul da Ilha (Foto: Henrique Belilng)

Publicado em 29/08/2017

O Sul da Ilha será palco de uma série de atrações culturais voltadas para crianças e adolescentes a partir de setembro. É o Projeto Curupira, uma iniciativa do Círculo Artístico Teodora que vai levar oficinas de teatro, cineclube, peças teatrais, artes plásticas e narração de contos à comunidade do Campeche até o final de dezembro. O projeto foi ganhador de edital promovido pela Secretaria de Estado de Organização do Lazer (SOL) e os encontros acontecem nas escolas Januária Teixeira da Rocha e Brigadeiro Eduardo Gomes e também no Círculo Artístico Teodora.

A programação inclui narrações orais de contos infantis e infanto juvenis (uma vez por mês, em caráter itinerante), apresentação do espetáculo teatral La Bella Polenta e um cineclube infantil sempre no terceiro sábado de cada mês, uma continuidade do projeto iniciado em 2016. O Projeto Curupira também promove, na sede do Círculo, oficinas de narrativa para adolescentes (duas vezes ao mês, com carga de 40 horas), teatro (também quinzenais e com carga total de 40 horas), cinema (uma vez por mês, com vídeo e fotografia de celular em quatro encontros de 4 horas cada) e artes visuais para crianças, um encontro de 3 horas com uso de bonecos e utilitários.

“Esperamos despertar nas crianças e adolescentes a curiosidade necessária para descobrir o próprio caminho, para buscar e consumir arte de forma consciente, procurando a qualidade e não apenas o modismo. Para isso queremos formar plateia, educá-los oferecendo espetáculos, oficinas e sessões de cinema, tudo acompanhado de bate papo, espaço para o público expressar a sua visão, perguntar e trocar ideias sobre o que vê e faz no setor cultural. Pretendemos despertar neles o interesse por cinema ou teatro ”, explica Margarida Baird, presidente do Círculo Artístico Teodora.

SOBRE

Criado originalmente em 1990 com o nome de “Mocó dos Abacates”, o espaço era um ateliê de teatro que promovia oficinas de improvisação teatral, preparação vocal e expressão corporal. Desde 2012 como Círculo Artístico Teodora, o grupo formado por 15 artistas, comandado pelas atrizes Margarida Baird e Claudia Venturi, recebe, produz e divulga eventos relacionados a arte e cultura. É o resultado do sonho de Margarida em transformar sua antiga casa, no bucólico bairro do Campeche, em um lugar em que o teatro pudesse ser vivenciado.

“Foi o primeiro projeto que tivemos selecionado em um edital. Este reconhecimento nos dá força e fôlego para continuarmos atuando na área cultural, sempre pensando no desenvolvimento da comunidade local e na formação de um público crítico, reverenciando também nossa história e raízes”, comenta Claudia Venturi, coordenadora do Círculo Artístico Teodora.

INSPIRAÇÃO

Personagem da mitologia dos guaranis, habitantes originais do litoral catarinense, o Curupira tem como função proteger a natureza, cuidando dos animais além de ajudar na germinação, crescimento, maturação e conservação das plantas. Como lembra a fundadora do Círculo, o “Curupira foi a inspiração ideal para este projeto que visa ao resgate da cultura do nosso estado, como o plantio de uma semente que, ao longo dos meses de sua realização, poderá proporcionar os frutos da integração, inclusão cultural e fortalecimento de identidade”.

SERVIÇO:

O quê: Projeto Curupira - encontros e oficinas gratuitas de teatro, cinema, artes visuais e narração de contos para crianças e adolescentes

Onde: Círculo Artístico Teodora e nas escolas Januária Teixeira da Rocha e Brigadeiro Eduardo

Quando: a partir de 02 de setembro

Mais informações: http://circuloartisticoteodora.blogspot.com/

E-mail: circuloartisticoteodora@hotmail.com