00:00
21° | Nublado

Pele no inverno: mitos e verdades

(Foto: Divulgação)

Publicado em 12/07/2017

Durante o inverno é necessário tomar alguns cuidados especiais para que o corpo não sofra alterações. Diante de uma avalanche de informações que surgem todos os dias, preparamos uma lista com as principais dúvidas sobre o que fazer e o que não fazer nos dias mais frios do ano e separaram uma lista de produtos recomendados. Confira!

No inverno é dispensável o uso do filtro solar

MITO! O dia pode até estar nublado, mas isso não pode servir de desculpa para abrir mão dos cuidados com a pele. Usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, continua sendo a recomendação da dra. Ana Regina Franchi Trávolo, dermatologista parceira da Kosmein. “Mesmo no inverno ressaltamos a importância do uso do fotoprotetor diariamente pela manhã e após almoço, porque, apesar de não deixar a cútis queimada, a incidência de raios solares continua forte, atravessando as nuvens e atingindo a pele. O fator de proteção pode variar desde fator 15 até 30 ou 60, de acordo com o tipo de pele. Vale lembrar que há outros agentes que emitem radiações UVA e UVB, além da luz do sol, como lâmpadas fluorescentes, celulares e computadores. A intensidade desses raios é menor comparada à exposição com luz natural, mas também causa danos à pele”, completa.

Os lábios são os mais atingidos com o frio e precisam de hidratação

VERDADE! A região fica mais sensível no frio e, se desprotegida, pode acumular rachaduras.  Por isso é indicado o uso de hidratantes labiais.

No inverno o apetite por alimentos mais gordurosos aumenta, o que pode prejudicar a pele

VERDADE! Segundo a nutricionista Fernanda Padovani,parceira da Kosmein, durante os dias mais frios o corpo precisa se manter aquecido para garantir que o organismo desempenhe suas funções básicas. Para manter a temperatura alta, ele gasta mais energia. Dessa forma, as necessidades energéticas aumentam, acarretando no maior apetite. A escolha de determinados alimentos, como doces, carboidratos em excesso e alimentos oleosos, também pode prejudicar a pele. O ideal é fazer substituições inteligentes e benéficas para a saúde, como pães integrais de preferência livres de glúten, frutas, legumes e vegetais.

Banhos muito quentes fazem bem à pele

MITO! A dermatologista afirma que é importante evitar banhos muito quentes mesmo diante do clima frio, porque a água em altas temperaturas retira o manto lipídico que protege a pele e pode causar ressecamento, coceira, descamação e piora da textura da pele, tanto facial quanto corporal. Uma dica é dar atenção ao cabelo nos banhos. “Deixar de lado os tratamentos por causa do frio e lavar menos a cabeça pode acumular muita gordura e oleosidade, o que deixa os fios mais ressecados", completa a especialista.

A pele fica mais ressecada no clima frio

VERDADE! Durante o inverno, há uma junção entre a queda na umidade relativa do ar e às alterações na temperatura, que comprometem a hidratação da pele. O cuidado, então, precisa ser redobrado. A dermatologista ensina que o ideal é utilizar um sabonete que já tenha hidratante na composição e aproveitar a saída do banho para passar um bom hidratante, pois a pele ainda está úmida e vai absorver um pouco mais dos produtos tópicos.

 

Da Redação