00:00
21° | Nublado

FCC lança edição 88 do Suplemento Cultural de Santa Catarina - Ô Catarina!

(Foto: Divulgação)

Publicado em 18/09/2017

O Suplemento Cultural de Santa Catarina - Ô Catarina! chega a sua 88ª edição com 20 páginas de trabalhos inéditos nas áreas das artes visuais, literatura, teatro, filosofia da arte e cinema. Com periodicidade trimestral, o suplemento terá tiragem de seis mil exemplares, com distribuição gratuita para todo o estado e país, por meio de teatros, museus, secretarias e fundações culturais e também nos espaços administrados pela FCC. O Sesc é parceiro na iniciativa, levando Ô Catarina para todas as suas unidades no estado. A publicação estará disponível para leitura e download no hotsite http://www.fcc.sc.gov.br/ocatarina.

Nas artes visuais, os trabalhos da jovem Barbara Bublitz e do artista Vinícius Flores permeiam toda a edição. Na literatura, o suplemento apresenta poemas inéditos de Natasha Fêlix e Alê Prade, além de contos de Alencar Schueroff e Viegas Fernandes da Costa e um trecho de romance inédito do cineasta e escritor Iur Gomez. No teatro, uma dramaturgia inédita da jovem atriz e dramaturga Mirella Ferraz. Ô Catarina! publica, ainda, texto de filosofia da arte do professor e teórico na área da estética Edélcio Mostaço.

Em duas páginas, o presidente da Cinemateca Catarinense Pedro MC entevista o cineasta Sylvio Back, que completa 80 anos em 2017, sobre sua trajetória artística. Segundo Pedro, Sylvio é "hoje, o cineasta que mais produziu livros, filmes e prêmios em atividade no país". Em um dos trechos da conversa, Back define sua produção como um "cinema moral". "Filmes cujo único compromisso é com o imaginário do público", completa. E reflete sobre os 80 anos: "alimento com prazer uma pergunta recorrente: o que preciso ainda fazer ou concluir ou publicar ou lançar, poemas, artigos/ensaios, roteiros, filmes e livros?", questiona. "O homem é sua obra, e ponto final. O que me anima todas as manhãs é essa premência, levanto sabendo que há o que criar, formatar e concluir", arremata.

Ô Catarina!

Criado em 1992, Ô Catarina cumpre a tarefa de publicar trabalhos em todos os segmentos da cultura, evidenciando a arte catarinense, as suas linguagens e as suas expressões. A partir de 2012, a publicação ganhou o amparo de uma lei específica (Lei Estadual 15.889/12) passando a se chamar Suplemento Cultural de Santa Catarina. Em março deste ano, a Fundação Catarinense de Cultura lançou o número 86 do seu suplemento, retomando a edição e publicação após um hiato de dois anos; e em junho, a 87ª edição.

 

Da Redação