00:00
21° | Nublado

Está em vigor lei que estimula criação de Parques Industriais em SC

Legislação prevê geração de empresas e novos empregos (Foto: Arquivo/Agência AL) **Clique para ampliar

Publicado em 11/01/2023

Já está em vigor a lei que estabelece o Programa de Estímulo à Criação de Parques Industriais em Santa Catarina. A norma foi sancionada parcialmente pelo governador Jorginho Mello (PL), nesta semana, na forma da Lei 18.857/2023, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 21.935, do dia 9 de janeiro de 2023. A legislação é fruto de projeto de lei de autoria da deputada Paulinha (Podemos), aprovado pelos deputados em dezembro de 2022.

Estruturado em oito artigos, o projeto tem por meta, conforme a autora, “promover atividades científicas e tecnológicas como estratégias para o desenvolvimento econômico e social”. O governador vetou o inciso 1 do artigo 4º e o artigo 7º, que ainda deverão ser analisados pela Assembleia Legislativa. Os vetos tiveram como alegação de serem inconstitucionais, sendo que o primeiro estabelecia que o governo cederia imóveis para instalação e a consolidação de ambientes promotores da inovação e o outro foi em relação ao prazo de 90 dias para regulamentar a lei.

Na coluna do Raul Sartori: Poluição das praias em SC | O balanço em Brasília | Mais sol em BC | Acesse agora!

Pela lei sancionada o programa prevê promoção de atividades científicas e tecnológicas como estratégias para o desenvolvimento econômico e social, redução das desigualdades regionais, descentralização das atividades de ciência, tecnologia e inovação em cada esfera de governo, como desconcentração em cada município por meio das associações dos municípios. Prevê ainda o estímulo à atividade de inovação nas instituições científica, tecnológica e de inovação e nas empresas, inclusive para a atração, a constituição e a instalação de centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de parques e polos tecnológicos industriais no estado.

A lei estabelece que o Poder Executivo, os municípios e associações municipais, conjuntamente às respectivas agências de fomento e às instituições científicas e tecnológicas poderão apoiar a criação, a implantação e a consolidação de ambientes promotores da inovação, incluídos parques e polos tecnológicos e incubadoras de empresas, como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre empresas.

Vetos

Na mesma edição do DOE, o Executivo estadual vetou o PL 303/2019, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), que prevê ressarcimento de eventuais prejuízos de origem dolosa ocasionados por alunos, em escolas públicas do Estado, por vício de iniciativa e por contrariar o interesse público. Da mesma forma, foi vetado o PL 420/2019, de autoria da deputada Ada de Luca (MDB), que cria o Programa de Recuperação de Dependentes Químicos no Sistema Prisional do Estado, por considerar contrário ao interesse púbico e inconstitucional.

Balneabilidade no Norte da Ilha é discutida em reunião na Capital

O Executivo também vetou o PL 352/2022, de autoria do deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), referente à possibilidade de não exigência do crédito tributário relativo ao ICMS que for devido pelo descumprimento de metas e compromissos assumidos por contribuintes como contrapartida à concessão de benefícios fiscais ou financeiro-fiscais, reenquadramento e parcelamento especial, em face da crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19, sob o argumento de ser inconstitucional e contrário aos interesses públicos.

Também foi vetado o PL 288/2022, de autoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), relativo à frequência de monitoramento das medições das emissões atmosféricas por fontes fixas, geradas a partir dos processos de combustão relacionados à atividade de fabricação de telhas e tijolos, por ser considerado inconstitucional e contrário aos interesses públicos.

Os vetos ainda serão analisados pela Assembleia Legislativa.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br