00:00
21° | Nublado

De malas prontas: saiba quais são os destinos escolhidos para este ano

Estudo identificou os comportamentos e expectativas de viagens a partir de painel digital com mais de 1200 brasileiros (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 16/01/2023

Além de todas as metas que estipulamos para o ano novo, viajar, arrumar a mala e cair na estrada é uma prioridade para mais da metade dos brasileiros, segundo pesquisa da Hibou - empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo. O estudo “Turismo - 2023'' identificou os comportamentos e expectativas de viagens a partir de painel digital com mais de 1200 brasileiros.

53% da população pretende viajar em 2023, mas 19% dos brasileiros ainda estão decidindo. E quem gostaria e, infelizmente, não pode? 21% sentem vontade de viajar, mas não vão; e 8% não querem e nem pretendem sair de casa. De carro ou avião? 85% das pessoas se sentem seguras com meio de transporte aéreo.

Malas prontas já no primeiro semestre de 2023. 67% dos brasileiros gostariam de viajar entre dezembro deste ano até julho do ano que vem. Sendo 16% em dezembro/22 e janeiro/23, cada; 6% em fevereiro; e 29% até julho. A partir de julho estão 18%.

Destinos nacionais despontam!

Como destino predileto, o Brasil desponta com 87% das intenções. Destes, 60% pretendem fazer passeios por outros Estados, enquanto 27% pretendem curtir o Estado em que moram. A Europa também está na mira e é uma preferência para 23%. Os demais destinos citados foram América do Norte (11%), América Latina (7%). África, Austrália/Oceania e Ásia (3%, cada), Outros (2%). 7% ainda estão indecisos.

Destino internacional: EUA


Miami (EUA): um dos destinhos escolhidos pelos brasileiros

53% dos brasileiros pretendem visitar os EUA e 3 em 10 turistas planejam ir até 2023. O Top 3 norte-americano é formado por New York (68%), Orlando (64%) e Miami (53%). A América Airlines está no topo das companhias preferidas para ir aos Estados Unidos por 37% e, entre os motivos que fazem os brasileiros optarem por uma determinada companhia é formado por melhor serviço/atendimento (39%); o melhor preço (33%) e as melhores aeronaves (30%).

Previsão do tempo: altas temperaturas e temporais em SC

Ao viajar para os EUA, os turistas têm em mente as inúmeras possibilidades de aproveitar as atividades, os destinos urbanos misturam lugares e boas compras: parques (65%), compras (61%), prédios famosos (52%), gastronomia (48%), locais históricos (42%), passeios personalizados (41%), museus (35%), shows (26%), locações de filmes e séries famosas (9%) e esportes (8%).

Finanças e as Férias tão desejadas

A situação financeira é uma preocupação no momento de organizar uma trip e foi apontada por 60%; outros fatores como a economia atual do país (21%) e a cotação do dólar (17%) também estão no radar. Como herança da Covid-19, há 14% que temem a pandemia e outras doenças que têm surgido em menor escala; e 10%, observam a garantia na higiene dos transportes, locais, manuseio de malas. 26% encaram como desafio conciliar as agendas e encontrar uma data disponível devido a compromissos, trabalho, calendário escolar, entre outros.

Covid-19 volta a preocupar

Vale lembrar que muitos brasileiros ainda estão atentos aos cuidados com a Covid-19 e suas variantes. Assim, os viajantes consideram importante que as empresas sigam protocolos de biossegurança.

Os kits de higiene com álcool em gel, por exemplo, inspira segurança para 58%, bem como a embalagem individual dos alimentos entregues nos voos (46%); o uso de máscaras por equipes de atendimentos (43%); higienização de bagagem ao chegar ao destino (25%). Também foram considerados pontos positivos de biossegurança: maior digitalização que evita papéis e concentra tudo no celular (36%), higienização de carros para transfer ou deslocamentos a cada viagem (36%) e impedimento de aglomeração em restaurantes (34%), dentre outros exemplos.

A escolha do destino põe a mesa sim!

O destino brasileiro remete muito à história e à boa comida. Quando selecionam suas viagens nacionais, os brasileiros prezam por gastronomia (63%), em primeiro lugar. Além disso, os locais históricos (58%), passeios personalizados (47%) e parques (40%), estão na lista de atividades a fazer durante a viagem. Já as compras estão na preferência de 32% deles.

A Ásia também integra a lista de destinos desejados para turismo neste ano
 

Se tem uma coisa que o brasileiro não deixa para última hora é…

Os preparativos de viagem de 40% dos brasileiros começam entre 3 e 6 meses antes de seguirem rumo ao destino. Para 23% o período de 1 a 3 meses é suficiente e 11% preparam apenas 1 mês antes de embarcarem. Para 20% um ano antes é o ideal e 5% optaram por se programarem com mais de um ano de antecedência.

Por que sentimos interesse pela vida alheia?

“As empresas de turismo, passeios e o setor da hotelaria devem começar o quanto antes as suas ativações. Com uma grande parcela de brasileiros se preparando para viajar nos próximos seis meses, essa é a hora de criar campanhas efetivas com promoções agressivas e atrativos que impactem”, sugere Ligia Melo, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.

Brasileiro fica em média 1 semana viajando

Os brasileiros querem curtir ao máximo seus dias de viagem e o período perfeito permeia uma semana. Para 43%, o ideal é de 5 a 8 dias, e até 4 dias, para 8%. Entre aqueles que têm mais tempo para ficar na cidade escolhida, o ideal é de 9 a 12 dias é o ideal (22%); 13 a 16 dias (17%); 17 a 20 dias (5%); 25 dias ou mais (4%).

¼ das pessoas buscam hospedagem por aluguel de casa ou apartamento

O sonho de quem viaja é assegurar que não surjam imprevistos que gerem dor de cabeça. Assim, na hora de escolher a hospedagem, hotéis de uma rede conhecida é a preferência de 47% dos brasileiros; 25% buscam por aluguel por temporada, seja casa ou apartamento; e 11% preferem hotel boutique ou independente.

Ranking das preocupações dos brasileiros na hora do planejamento

Ao planejar a viagem, 4 entre 10 tópicos observados estão relacionados às finanças. A maior parte dos turistas (57%) levam em consideração a estação do ano e o clima do destino, porém, o bolso está em evidência e os brasileiros observam:

Orçamento final - 50%

Forma de pagamento - 48%

Pacote promocional - 42%

Cotação do dólar - 16%

Os demais pontos são o roteiro envolvendo tudo que desejam conhecer (42%); passagens com possibilidade de remarcação (21%); pacote de parques/locais turísticos (20%); shows ou eventos na cidade e roteiros de compras (6%, cada).

Metodologia

A pesquisa “Turismo - 2023” foi conduzida pela Hibou em Novembro de 2022, por painel digital. 1289 brasileiros maiores de 18 anos participaram do estudo, que apresenta 2,7% de margem de erro.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br