00:00
21° | Nublado

Saiba como manter o orçamento neste fim de ano

Orientadora financeira destaca que cada família precisa entender o seu cenário financeiro para definir as prioridades (Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 30/11/2022

Copa do Mundo e Black Friday rolando, festas de Natal e Réveillon se aproximando, e os brasileiros contando os dias para gastar o décimo terceiro salário... parece que esta é a oportunidade perfeita para fazer as tão esperadas compras de final de ano. Mas toda essa empolgação pode se tornar uma grande cilada para a sua vida financeira, se você não estiver com o orçamento bem planejado.

De acordo com os dados apresentados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o total de famílias inadimplentes teve novo ápice em setembro deste ano, atingindo 30% dos lares brasileiros. A pesquisa mostrou ainda que 10,7% das famílias relataram que não têm condições financeiras para pagar as contas atrasadas - ou seja, continuarão inadimplentes.


Livro escrito pelo próprio Jesse Koz conta suas histórias ao lado de Shurastey


Diante deste cenário, é fundamental ter cuidado na hora de aproveitar os eventos festivos para não comprometer ainda mais o orçamento e as finanças, pensando principalmente no planejamento de 2023. “Será necessário que os consumidores, especialmente aqueles que estão com dívidas acumuladas, tenham equilíbrio na hora de curtir as festas e as viagens de final de ano. Este é o momento de organizar as despesas e planejar o orçamento para começar 2023 com mais tranquilidade”, explica a orientadora financeira Dora Ramos.

Para conciliar o período festivo com as contas para o próximo ano, é importante ter um bom planejamento financeiro. E, para ajudar nessa missão, a especialista reuniu 4 dicas fundamentais:

Antes de tudo, se planeje!

“Um bom administrador é aquele que está um passo à frente das situações, e, caso algo aconteça fora do esperado, ele estará pronto para agir. Na vida financeira não é diferente. Para isso, é fundamental que você conheça as suas contas, custos fixos e receita mensal, anote as informações em uma planilha ou bloco de notas. Tendo as suas despesas mensais bem estabelecidas, você terá mais facilidade em planejar os meses posteriores e conseguirá organizar melhor os gastos extras”.

Utilize o 13º salário a seu favor

“Os trabalhadores contratados com carteira assinada recebem o tão esperado décimo terceiro salário. É um valor significativo que pode te ajudar se for usado com sabedoria. Mas é preciso analisar qual será a melhor forma de utilizá-lo: para quem está com contas acumuladas, ele é um ótimo aliado para quitar as dívidas; e, para aqueles que conseguiram manter as contas em dia o ano todo, este é um bom momento para desfrutar da grana-extra para as compras, viagens ou para aproveitar a Copa do Mundo”.


Personagem da Semana: Professora da Capital produz disco musical infantil
 

Estabeleça suas prioridades 

“Com tantos eventos festivos acontecendo simultaneamente, é normal querer aproveitar tudo, mas nem sempre o seu orçamento te dará liberdade para curtir todos os eventos. Então escolha aqueles que são prioridade e estabeleça limites de gasto. Se sua prioridade for acompanhar os jogos da Copa, separe alguns para assistir de casa. Vai fazer compras para o Natal e Ano-Novo? Aproveite as promoções, identifique o que é indispensável e corte os gastos desnecessários. Está planejando viajar? Busque por destinos que cabem no seu orçamento.

Lembre-se: as festas acabam logo

“É importante tomar decisões conscientes para evitar que as festividades atrapalhem sua vida financeira. Não vale a pena entrar em dívida para aproveitar as festas, o ideal é realizar pagamentos à vista e utilizar outras linhas de crédito apenas em casos de extrema necessidade”.
 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI