00:00
21° | Nublado

Direitos da Criança e do Adolescente serão discutidos na Capital

Objetivo do evento é propor e revisar as ações relacionadas à efetivação dos direitos da infância e da adolescência previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Foto: Felipe Carneiro) **Clique para ampliar

Publicado em 26/04/2023

Nesta quinta-feira, 27, e sexta, 28, acontece em Florianópolis a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo do evento é propor e revisar as ações relacionadas à efetivação dos direitos da infância e da adolescência previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que se articulam dentro do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD). O encontro será realizado no Cambirela Hotel, no bairro Estreito.

As crianças e adolescentes, em especial as que representam o grupo que participou da Pré-Conferência realizada em 30 de março, levarão para os demais participantes da 11ª Conferência suas percepções e reivindicações acerca do tema que foi proposto em nível nacional para esta edição do evento, que diz respeito às consequências da pandemia da Covid-19 na vida de crianças e adolescentes. 

Os “adultos” da Conferência deverão se expressar nos debates e nos documentos finais, de modo a serem os guardiões dos anseios de crianças e adolescentes que, durante a pré-conferência, apresentaram aquilo que desejam eliminar, reduzir, elevar e criar para a garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes de Florianópolis. 

Personagem da Semana: A versatilidade musical de Felipe Coelho

Temas urgentes e atuais, como políticas para a eliminação da fome, para coibir o preconceito, o racismo, a violência de gênero e a LGBTQIA+fobia estavam entre as sugestões das crianças e adolescentes. A questão da segurança também é uma preocupação para esse público. Atendimento psicológico gratuito para alunos e professores nas escolas, criação de códigos para denúncias de violência, espaços de lazer seguros e maior segurança nas escolas foram algumas das propostas apresentadas.

Pesquisadores e defensores dos direitos das crianças debaterão propostas

Os principais atores da área de políticas públicas para a infância e adolescência da Capital participarão do encontro. Entre eles estão membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de representantes do poder Executivo e Legislativo do município, do sistema judiciário da infância e juventude, das polícias, dos conselhos tutelares, da comunidade acadêmica, das entidades de defesa dos direitos humanos e demais conselhos de direitos de Florianópolis que atuam nesta área. 

Na programação estão a apresentação dos eixos temáticos e a formação de grupos de trabalho, que terão o objetivo de formular propostas para cada tema apresentado, as quais serão levadas para a Conferência Estadual. 

Destaque para a palestra magna "As consequências da pandemia do Covid-19 na vida de crianças e adolescentes: ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade", no dia 27, às 13h30, com a professora do Departamento de Serviço Social da UFSC, Andrea Fuchs. 

A responsabilidade da organização do evento está a cargo do Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA), que apresentou proposta ao edital 001/FMDCA/2023 para que os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pudessem ser utilizados na concretização da 11ª Conferência. 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br