00:00
21° | Nublado

Colombo assina concessão do aeroporto de Florianópolis para empresa suíça

(Foto: Julio Cavalheiro/Secom)

Publicado em 27/07/2017

O contrato de concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, para a empresa suíça Zürich Airport foi assinado nesta quinta-feira (27), pelo Governador Raimundo Colombo. O ato, que contemplou também outros aeroportos brasileiros, contou com a presença do presidente Michel Temer, do governador Raimundo Colombo, de ministros e diretores das empresas vencedoras dos leilões de concessão.

O presidente Michel Temer destacou que as concessões são o início de um projeto muito mais amplo. “Este é o resultado de um esforço para modernizar o Brasil. Estas são as primeiras concessões de um novo modelo, mais seguro. O Brasil é um país onde todo mundo quer investir e o que estamos fazendo é restaurar a confiança dos investidores”, discursou o presidente. A assinatura oficial entre governo federal e empresas acontece nesta sexta-feira, 28.

Para o governador Colombo, a concessão do aeroporto de Florianópolis representa um ganho para todos os passageiros. “A atual estrutura não tem condições de oferecer um serviço de qualidade. O novo terminal vai garantir um atendimento moderno e eficiente, com tecnologia de ponta. É um grande passo para modernização do sistema aéreo de Santa Catarina como um todo”, avaliou.

O diretor de investimentos da Zürich Airport, Martin Fernandez, explicou que a partir da assinatura do contrato oficial da concessão, a empresa tem um prazo de 26 meses para concluir a primeira etapa de investimentos obrigatórios, o que inclui o novo terminal de passageiros. A empresa projeta aplicação de R$ 500 milhões nesta primeira etapa do contrato. Além do novo aeroporto, serão construídos novos fingers (pontes de embarque que fazem a ligação entre o terminal e as aeronaves) e um novo estacionamento com 2,5 mil vagas, entre outras melhorias.

Mesmo com o contrato assinado, a Zürich Airport não assume imediatamente a gestão do Aeroporto Hercílio Luz. Segundo a direção da empresa, ainda será preciso um período de transição, compartilhado com a Infraero, e a expectativa é iniciar oficialmente a gestão própria do espaço no dia 1º de janeiro de 2018.

Enquanto isso, o Governo do Estado reafirma o compromisso de entregar a duplicação do novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina, que também beneficiará diretamente os usuários do aeroporto. O Governo do Estado trabalha por lotes e a meta é entregar, até o final deste ano, as primeiras etapas. “As obras estão caminhando muito bem. É um novo acesso que vai beneficiar todos os passageiros do aeroporto e toda a comunidade. Estamos trabalhando com a meta de entregar tudo antes da conclusão do novo terminal”, acrescentou Colombo.

 

 

Da Redação