00:00
14° | Poucas Nuvens

Iguatemi promove exposição de luminárias artesanais produzidas a partir de materiais descartados

Data: 19/06/2017

Nem sempre o que consideramos descartável pode estar realmente com os dias contados. É isso que Robson Leal Nunes prova na coleção de luminárias Upcycling Lamp. Com design inovador, moderno e criativo, as luminárias criadas pelo artesão de Tijucas combinam materiais das mais variadas formas e origens: do latão a prata, passando pelo cobre, aço inox, liga de zamac (liga de zinco composto por quatro componentes metálicos básicos), alumínio e madeira bruta.

Produzidas de forma totalmente manual e sem uso de máquinas sofisticadas ou solda, as peças da Upcycling Lamp agregam valor a algo que até então parecia não ter mais utilidade.

“São peças únicas, exclusivas e que retratam meu gosto pelo design aliado a um velho hábito de guardar peças antigas e até mesmo do lixo. A história começou como um hobbie, sem qualquer pretensão, no entanto, tomou uma dimensão interessante e que tem agradado muitas pessoas”, diz Nunes.

Hoje a coleção conta com pouco mais de 80 luminárias de diferentes tamanhos e formatos. Nelas é possível encontrar peças antigas de carros, relógios, eletrodomésticos, itens industriais, enfim, tudo que puder ganhar forma e ser agregado ao uso de lâmpadas se transforma em luminária nas mãos do artesão.

“Gosto muito de encontrar peças diferentes, inusitadas, que tenham formatos diferenciados, principalmente em latão e cobre. Meu programa predileto é passear em um ferro velho”, brinca.

A exposição

As peças de Robson Leal Nunes despertaram interesse do Iguatemi Florianópolis, que abriu espaço ao artesão para promover uma exposição das obras. A mostra, que começou no dia 19 de maio, ocorre até 19 de junho, no Piso L3 (na antiga loja da Roka). As luminárias expostas poderão ser adquiridas no local. O evento é aberto ao público.

Sobre o artista

Robson Leal Nunes é natural de Tijucas e tem 56 anos. Corretor, atuou no setor de paisagismo e gastronomia e há pouco mais de um ano começou a produzir luminárias de forma artesanal. Em maio de 2017 ele dá início a uma série de exposições divulgando peças que até então eram parte de um acervo pessoal.