00:00
21° | Nublado

Você sabe organizar a geladeira?

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 20/08/2021

É importante organizar a geladeira com procedimentos adequados, pois, assim, aumenta-se a conservação e a durabilidade dos produtos, e também pode-se prevenir doenças que são transmitidas através dos alimentos, como: intoxicação estafilocócica, salmonelose, clostridiose, intoxicação ou infecção por bacilo cereus, rotavírus, dentre outras.

Na geladeira, cada prateleira tem uma destinação específica e uma diferença de temperatura que pode auxiliar na conservação prolongada dos alimentos.

Então, saiba como organizar os alimentos nas prateleiras da geladeira:

Na gaveta/prateleira superior (zona gelada): mantenha alimentos preparados e prontos para consumo, frios, carnes cozidas, queijos suaves e sobras de preparações;

Na prateleira do meio, zona fria: coloque frutas maduras já higienizadas e/ou descascadas, leites e derivados, queijos duros, ovos, pastas salgadas, produtos semipreparados, bebidas lácteas e sucos de frutas naturais.

Nas prateleiras inferiores: mantenha os alimentos crus; legumes e verduras apropriados para armazenagem em baixas temperaturas.

Alimentos orgânicos: Lembrando que os alimentos orgânicos e os da estação são mais saborosos, nutritivos, saudáveis para o corpo e meio ambiente, e duram mais tempo. Portanto, sempre que  possível, prefira essas opções. Para aumentar a sua durabilidade, antes de colocá-los na geladeira, retire as partes estragadas e machucadas, lave as frutas e hortaliças em água corrente, deixe-as de molho em água com hipoclorito de sódio (siga a diluição e tempo recomendados pelo fabricante), enxague em água potável, deixe secar naturalmente ou utilize papel toalha ou utensílios específicos para este fim (como a centrífuga), e coloque-os em uma vasilha de vidro ou saco ou pote plástico.    

Frutas: goiaba, jabuticaba, laranja, maçãs, manga, maracujá, melão, melancia, uva, entre outras.

Legumes e verduras: abóbora, abobrinha, alface, almeirão, beterraba, cenoura, chuchu, couve, jiló, repolho, tomate, entre outros.


Na porta de geladeira: Conservas, bebidas em geral, condimentos, compotas e geleias. Água e demais bebidas industrializadas podem ser mantidas na porta ou em local específico para este fim, conforme recomendações do fabricante (expostas no rótulo).

E  os ovos? Recomenda-se que os ovos sejam armazenados no interior da geladeira em recipiente limpo, lavável e com tampa. Evite guardar os ovos na porta, devido à variação da temperatura e a possibilidade de queda. Evite Lavar os ovos antes de armazenar, porque a lavagem retira a camada natural dos ovos, que ajuda a prevenir que micro-organismos penetrem a casca.

Para mais informações,  acesse a cartilha do Ministério da Saúde: “Na cozinha com as FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS” que possui instruções úteis sobre a compra e armazenamento desses alimentos. Clique AQUI para acessar.

“VIVA COM SAÚDE”

E-mail: mcmnutri@gmail.com


Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp