00:00
21° | Nublado

Tecnologia e imersão facilitam fluência em nova língua
Especialista aponta que a combinação entre estudo, prática e vivência acelera a fluência

Tecnologia e imersão facilitam fluência em nova língua
Seis estratégias práticas podem acelerar o aprendizado de idiomas e aumentar a confiança ao falar. (Foto: Freepik)

Publicado em 12/09/2025

Aprender um novo idioma deixou de ser apenas um diferencial e se tornou um requisito em muitas áreas profissionais. Um levantamento realizado pela Pearson em parceria com a Opinion Box, que ouviu mais de 7 mil brasileiros, mostra que 73% consideram o inglês essencial para o mercado de trabalho, apenas 25% afirmam utilizá-lo no ambiente profissional.

5 estratégias ajudam alunos tímidos a destravar o inglês

Além disso, 28% se sentem pouco confiantes em relação às próprias habilidades. Ainda assim, mais da metade (57%) acredita que aprender uma nova língua ajuda a melhorar a comunicação de forma geral, o que indica que o aprendizado de idiomas continua sendo visto como um diferencial competitivo.

Mas afinal, qual é a melhor forma de adquirir fluência de maneira mais rápida e eficaz? Lucca Lacerda, sócio-fundador da Spaceclass, aponta que a chave está na combinação entre disciplina, imersão cultural e o uso de diferentes recursos tecnológicos.

“O aprendizado de uma língua acontece quando conseguimos conectar estudo formal, prática constante e vivência real. Não adianta decorar regras gramaticais, é preciso interagir, treinar com outras pessoas e colocar essa prática na rotina, seja através de aulas, músicas, leituras, podcasts ou filmes”, explica.

Para potencializar o aprendizado, Lucca deu seis dicas para acelerar esse processo:

Defina objetivos claros

Estabeleça metas realistas, como conseguir aprender a letra de uma música, ver uma série toda sem legenda e com o áudio do país de origem. Ou no âmbito profissional, se apresentar daqui a três meses ou participar de reuniões em seis meses. Isso mantém a motivação em alta.

Exposição ao idioma

Filmes, músicas, podcasts e notícias na língua estrangeira ajudam o cérebro a se acostumar com novas palavras e expressões.

Pratique a conversação desde o início

Mesmo com vocabulário limitado, treinar a fala em situações reais é essencial para ganhar confiança. “O medo de errar decorrente da falta de familiaridade com o idioma paralisa muita gente. Mas é um passo importante no processo de aprendizado. Quando o aluno entende isso, começa a criar intimidade com a língua e enxergar cada tentativa como uma etapa do processo, e não como fracasso”, afirma Lucca.

Use a tecnologia a seu favor

Aplicativos, aulas online e inteligência artificial podem personalizar o aprendizado e oferecer feedback imediato. Muitos estudantes que ainda sentem vergonha ou insegurança em falar o segundo idioma com outras pessoas podem usar a IA como aliada para treinar e serem corrigidos sem medo do julgamento ou do erro. 

Busque imersão cultural

Sempre que possível, participe de viagens, intercâmbios, grupos de conversa ou eventos multiculturais.

Tenha constância

Vivenciar o idioma todos os dias é mais eficaz do que longos períodos uma vez por semana, por exemplo: “Quando as pessoas entendem que aprender uma nova língua não é só um compromisso na agenda, mas uma forma de se conectar com pessoas e culturas, inserindo isso na rotina, o processo fica muito mais prazeroso e os resultados aparecem mais rápido”, concluiu.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI