00:00
21° | Nublado

Sinais de que suas plantas estão pedindo socorro
Especialista explica os principais erros cometidos durante o inverno e dá dicas práticas para manter suas plantas vivas, bonitas e saudáveis até a primavera

Sinais de que suas plantas estão pedindo socorro
Com a chegada do frio, muitas pessoas continuam cuidando das plantas como se fosse verão — e isso pode ser fatal. (Foto: Divulgação/UNIASSELVI)

Publicado em 13/07/2025

Com a chegada do inverno, não são só as pessoas que sentem os efeitos do frio: as plantas também precisam de cuidados. Mesmo dentro de casa, as mudanças no ambiente, como a queda da temperatura, o ar seco e a diminuição da luz natural, afetam diretamente o metabolismo vegetal. E é justamente nesse período que muitos erros podem ser cometidos. Conheça os principais equívocos cometidos por donos de plantas no inverno e saiba como evitá-los.

Mesmo com as mudanças climáticas trazidas pelo inverno, é comum que as pessoas não alterem a rotina de cuidados das plantas. Segundo a professora Maria Cecilia Miotto, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UNIASSELVI, isso pode comprometer a saúde delas.

Erro número 1: regar demais

No inverno, o solo demora mais para secar e o metabolismo das plantas desacelera. Isso significa que elas absorvem menos água. “Regar como se fosse verão pode saturar o solo, impedir a oxigenação das raízes e favorecer o apodrecimento causado por fungos”, explica Maria Cecilia.

Como saber a hora de regar? Simples: coloque o dedo na terra. Se estiver úmido a mais de 2 cm de profundidade, espere mais um pouco.

Ar seco é vilão invisível

A umidade do ar mais baixa do inverno, aliada ao uso de aquecedores, pode prejudicar especialmente as plantas tropicais, como samambaias, marantas e antúrios. “Essas espécies sofrem com folhas ressecadas e trocas gasosas comprometidas”, alerta a bióloga. A solução é posicionar umidificadores ou recipientes com água perto dos vasos, mantendo o ar menos seco ao redor das plantas.

Cuidado com a falta de luz

Com dias mais curtos e o sol mais tímido, a luz natural disponível diminui, impactando diretamente na fotossíntese. Para espécies como a jiboia, que já prefere sombra parcial, o resultado pode ser folhas amareladas e queda acentuada. “Aproxime os vasos das janelas mais iluminadas e gire-os semanalmente para garantir uma exposição uniforme”, recomenda a professora.

Nada de adubo em excesso

Durante o inverno, muitas plantas entram em dormência parcial. Nesse período, a absorção de nutrientes diminui e adubações excessivas podem saturar o solo. Por isso, a dica é só adubar as espécies que estão visivelmente em crescimento, como ervas aromáticas, e sempre com doses reduzidas. Caso contrário, é melhor aguardar meses mais quentes do ano para reforçar os nutrientes do solo.

Fique atento aos sinais

Geralmente, as plantas apresentam sintomas de que algo não está adequado. Os principais sinais são:

-Folhas amareladas: excesso de água ou falta de luz
-Bordas ressecadas: ar seco
-Folhas murchas, mesmo após rega: solo encharcado ou raízes comprometidas
-Manchas pretas: danos causados pelo frio
-Queda acentuada de folhas: estresse ambiental ou início da dormência

Aposte nas espécies certas

Mas o inverno não deve impedir quem quer iniciar o cultivo de plantas. Algumas espécies são mais resistentes ao frio e ótimas para ambientes internos, como a zamioculca, a espada-de-são-jorge, a planta-jade, a babosa e a kalanchoe. Já para varandas e áreas externas, o amor-perfeito, a lavanda e a camélia são boas opções.

“As plantas, como qualquer ser vivo, seguem um ritmo natural ligado às estações do ano. No inverno, esse ritmo desacelera. Por isso, o segredo para mantê-las saudáveis é respeitar esse tempo de pausa. Com atenção e alguns ajustes simples, suas plantas vão passar bem pelo inverno e ficarem prontas para florescer na primavera”, conclui Maria Cecilia Miotto.

 

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI