00:00
21° | Nublado

Seu intestino influencia a sua saúde mental?
Estudo aponta relação entre microbiota intestinal e depressão

Estudos recentes sugerem que humor, cognição e ansiedade ou depressão relacionadas ao estresse podem estar ligadas ao eixo microbioma intestinal. (Foto: Divulgação)

Publicado em 08/09/2024

A depressão é uma das doenças mais comuns em todo o mundo, afetando cerca de 300 milhões de pessoas segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Apenas no Brasil, de acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, 15,5% da população já sofre ou irá ter depressão ao menos uma vez na vida.

Influência na depressão

Vários fatores estão envolvidos na depressão, desde genética até o estresse, mas ela pode ter causas ainda mais profundas (e pouco citadas) como, por exemplo, a microbiota intestinal.

É o que indica o estudo recente “Influência dos psicofármacos na microbiota intestinal: implicações para o tratamento da depressão e o papel de prebióticos e probióticos”, realizado com o apoio da Logos University (UniLogos).

“A comunicação entre a microbiota intestinal e o cérebro ocorre de forma bidirecional [...] Estudos recentes sugerem que humor, cognição e ansiedade ou depressão relacionadas ao estresse podem estar ligadas ao eixo microbioma intestinal”, afirma o estudo.

O que é a microbiota intestinal?

A microbiota intestinal é uma vasta comunidade de micro-organismos que habita nosso trato digestivo, composta por mais de 1.000 espécies diferentes, a microbiota é dominada por bactérias benéficas e influenciada por diversos fatores, como o que comemos, o nosso estilo de vida, o uso de medicamentos e até a nossa genética.

Efeitos de uma microbiota intestinal saudável

- Melhora da imunidade;

- Melhora do humor;

- Trato intestinal saudável;

- Reduz inflamações;

- Prevenção de doenças neurodegenerativas;

- Controle do peso;

- Melhora da saúde mental.

Psicofármacos e a microbiota intestinal

O uso de psicofármacos - remédios específicos para tratar da saúde mental - influencia a microbiota intestinal e é preciso considerar essa interação na eficácia das medicações.

“[...] Alterações na microbiota podem influenciar a eficácia e os efeitos adversos dos medicamentos psiquiátricos, enquanto os próprios medicamentos podem modular a composição e a função microbiana", afirma o estudo.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI