Saiba como combater o sedentarismo no trabalho
Movimentos simples podem fazer uma grande diferença para a saúde e produtividade
Um estudo recente publicado pela JAMA Network Open revelou que o sedentarismo, tão comum em ambientes de trabalho, está diretamente relacionado a um aumento de 16% no risco de mortalidade precoce e 34% no risco de doenças cardiovasculares.
Júlio César, mestre em Ciências Médicas, alerta para os perigos do sedentarismo e apresenta uma série de exercícios simples que podem ser realizados no próprio ambiente de trabalho, como alongamentos, pausas ativas e exercícios respiratórios. Ao incorporar essas práticas à rotina, é possível aliviar tensões musculares, melhorar a circulação e aumentar a energia, reduzindo significativamente os riscos à saúde.
O profissional sugere os seguintes exercícios:
- Alongamentos: Realize alongamentos leves para pescoço, ombros, braços e pernas a cada hora.
- Pausas ativas: Levante-se da cadeira a cada 30 minutos e caminhe por alguns minutos.
- Exercícios isométricos: Contraia e relaxe os músculos sem movimentar o corpo, como ao flexionar os quadris e contrair os abdominais.
- Exercícios respiratórios: Pratique respiração profunda para reduzir o estresse e melhorar a concentração.
"Esses exercícios simples podem ser realizados no próprio ambiente de trabalho e não exigem muito tempo. O importante é criar o hábito de se movimentar regularmente", enfatiza Júlio César.
O especialista também ressalta que a prática regular de atividade física é fundamental para a saúde e o bem-estar. "Recomenda-se, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada por semana, pois a constância nos exercícios físicos está diretamente ligada a regulação dos níveis pressóricos e lipídicos e controle do peso, pontos cruciais a redução risco de Doenças cardiovasculares.", completa Júlio.
Da redação
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045