00:00
21° | Nublado

Prevenindo a osteoporose

Foto: Reprodução

Publicado em 21/05/2021

Chamo a atenção para este tema, pois trabalho com foco no envelhecimento saudável. A osteoporose é uma doença destacada pela diminuição progressiva da densidade mineral dos ossos e pelo aumento do risco de fraturas. Acomete na maioria as mulheres, pois os hormônios femininos, os estrogênios, têm a importância na integridade e resistência dos ossos. A deficiência desse hormônio, a partir da menopausa, explica porque a osteoporose é bem mais comum em mulheres com mais de 50 anos. É uma doença silenciosa e não apresenta sintomas, frequentemente negligenciada, e ainda há um desconhecimento por parte da população, sendo um empecilho ao envelhecimento saudável. Muitas pessoas nem sabem que têm a doença.

Segundo a Associação Brasileira de Avaliação da Saúde Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil. As fraturas ocasionadas pela osteoporose causam dor, incapacidade, perda da qualidade de vida e da autonomia, além de aumentar o risco de morte.

Os estudos mostram que as fraturas de quadril e do fêmur, devido  à osteoporose, matam mais que o câncer de mama e o infarto.

Através do exame de densitometria óssea é possível tratar e prevenir precocemente a fragilidade dos ossos. Converse com o seu médico para medidas preventivas e terapêuticas.

Dicas de prevenção:

- Alimentação saudável e rica em cálcio, proteínas e vitamina D: incluindo leite, queijos, iogurtes, peixes (salmão, sardinha, atum), oleaginosas e sementes como avelãs, amêndoas, nozes, gergelim, laranja, figos secos, passas de uva, maçã, banana, damascos, gema de ovo, cogumelo shitake, brócolis, couve, dentre outros.

- Pratique exercícios regulamente: com o fortalecimento da musculatura, os ossos também ficam mais fortes.

- Evite fumar ou exagerar em bebidas alcoólicas: o álcool diminui as reservas de cálcio no organismo, enfraquecendo os ossos.

- Consulte um nutricionista: para receber orientações sobre uma alimentação nutritiva e preventiva para um envelhecimento saudável.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!