O outubro é rosa, por Ceres Azevedo
Colunista faz reflexão sobre o verdadeiro propósito das campanhas
Já faz mais de 30 anos que ele se veste de rosa em campanhas de conscientização por uma causa muito feminina, a prevenção do câncer de mama.
A primeira menção foi em 1990 na corrida pela cura, realizada em New York.
A partir de 1997 várias cidades americanas passaram a se mobilizar e a aderir a campanhas de conscientização através de decorações temáticas e iluminação de prédios e monumentos.
No Brasil a primeira ação foi em 2002 e a partir daí, a cada ano, mais e mais o mês de outubro se veste de rosa.
Mas qual o efeito real destas campanhas na população?
Claro que existe o lado positivo, mas também muito marketing de ocasião, visando o lado comercial de marcas e empresas.
Preservar o conceito real das campanhas, conscientizando as mulheres sobre o autoexame e autocuidado com exames de mamografia é o propósito verdadeiro do Outubro Rosa.
E este não pode ser esquecido.
Falar de conscientização do câncer de mama é prestar informações confiáveis, e não-alarmantes sobre a doença. É também ensinar a sociedade a ter empatia com as pacientes que convivem com a doença e lembrar que câncer não é uma sentença de morte. O diagnóstico precoce é realmente capaz de salvar vidas, mas isso também não significa que se trate de uma batalha fácil.
Uma vida mais saudável e auto cuidado devem fazer parte da nossa rotina. Não só em outubro, mas em todos os meses do ano?
E você está fazendo a sua parte com autoexame e apoio a quem vive o pesadelo da doença?
Vamos juntas nesta rede de apoio e prevenção em outubro e em todos os outros meses do ano.
Se cuidem!
Ótimo final de semana.
Beijocas,
Ceres Azevedo
Instagram @blogceresazevedo
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045