Mãos e pés também merecem atenção
Cuidados precoces podem prevenir danos futuros
Durante os meses de inverno, com o corpo mais coberto, muitas vezes a atenção se concentra nos pés e nas mãos. E, nesse período em que o frio predomina, a utilização de cremes hidratantes é ainda maior nestas áreas. Porém, há controvérsias sobre qual é a frequência que devemos cuidar mais ou menos da nossa pele.
Há cerca de dois meses, o dermatologista Dr. Leonardo Ravache participou de uma matéria aqui no portal. Na ocasião, foram abordados os cuidados que precisamos ter com o envelhecimento das mãos. Agora, neste final de inverno, daremos sequência ao assunto abordando o envelhecimento dos pés.
Segundo o Dr. Leonardo, os cuidados tanto com as mãos como com os pés devem ser constantes, ou seja, o ano inteiro, e não apenas no inverno ou no verão. Para ele, quando há lesões e manchas nos membros inferiores, é preciso associar o tratamento, pois, normalmente, há dermatite de estase, que é causada por acúmulo de fluidos devido às varizes e/ou problemas de circulação. Nesses casos, a recomendação é consultar um médico vascular para obter o diagnóstico adequado.
Antes do tratamento
Pés após o tratamento
O tratamento da pele pode ser feito com um conjunto de ações que incluem peeling e luz intensa pulsada, que retiram o pigmento da pele, e também a hemossiderina, uma forma pigmentada de armazenamento de ferro (Fe) que se observa em todos os locais em que há acúmulo excessivo desse material, e que também pode ser corrigida. Para o clareamento ser mais efetivo, o ideal é uma abordagem multidisciplinar.
Alerta para os idosos
Muitas vezes, a pessoa idosa não dá muita importância para as manchas nos pés e nas mãos, mas quando há o aparecimento de vasos mais proliferados, ou até clinicamente, quando sente um pouco mais de cansaço nas pernas, vale investigar para poder corrigir. O tratamento integrado com um dermatologista e um médico vascular pode trazer resultados ainda mais eficazes.
Quanto mais cedo, melhor
Dr Leonardo completa: “outras alterações que devem ser observadas nos membros inferiores são o edema, inchaço ou até manchas irregulares. O ideal é que assim que a pessoa note alguma mancha na perna ou nos pés, vá ao dermatologista. Caso sinta cansaço ou inchaço nas pernas, vá a um médico vascular para avaliar a necessidade do tratamento. O importante nesses casos é o tratamento precoce integrado, já que uma ação multidisciplinar oferece uma visão mais ampla e completa do tratamento a ser utilizado”. O especialista reforça: “Quanto mais cedo se descobre alguma anomalia, maior é a probabilidade da mesma ser curada”.
De acordo com o médico, é importante cuidar da pele agora para prevenir danos no verão. “Assim como nos alimentamos diariamente, a pele deve ser cuidada e tratada o ano inteiro”, finaliza.
Dr. Leonardo Ravache
CRM 12748/ SC - RQE 10466
Membro titular da Associação Brasileira de Dermatologia
Membro Sociedade Brasileira de Cirurgia dermatológica
Membro Sociedade Americana de Dermatologia
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI