00:00
21° | Nublado

Chocolate na Páscoa: o equilíbrio é a chave

Os ingredientes utilizados servem para tornar o chocolate mais palatável, com o gostinho que reconhecemos (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 07/04/2023

O consumo de chocolate nesta época do ano ganha bastante destaque, devido ao simbolismo associado à Páscoa e por ser considerado uma forma de demonstração de amor e carinho, afinal quem não gosta de receber um chocolate de presente?

O chocolate, por ser um alimento amplamente consumido no mundo inteiro, possui diversas variações, mas o processamento inicial do cacau que origina este produto é muito simples, pois basicamente envolve processos mecânicos como a seleção dos grãos, secagem, torra, moagem, trituração e prensa. Com o acréscimo de outros ingredientes à massa do cacau ocorre a transformação em chocolate. Os ingredientes utilizados servem para tornar o chocolate mais palatável, com o gostinho que reconhecemos.

Em geral, as melhores opções de chocolate são aqueles mais amargos, por conter uma proporção maior de cacau ao invés de açúcar e gordura. O grande benefício do chocolate está no consumo da substância chamada flavonoide que atua como anti-inflamatório e antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento precoce das células, além de fornecer aquela sensação imediata de prazer e bem-estar que tanto influencia o nosso estado de humor. 


Foto: Pavel Muravev / iStock

Nosso paladar é moldado ao longo da vida. Por isso, na infância, atitudes como limitar a disponibilidade do chocolate para crianças e evitar a utilização deste alimento como recompensa, provoca um efeito bastante positivo, pois racionaliza o consumo dos alimentos importantes para o seu crescimento e reduz a chance de desenvolver o paladar infantil na vida adulta, descrito como um comportamento alimentar onde o consumo de alimentos altamente calóricos e palatáveis superam o consumo de alimentos básicos para uma alimentação adequada e saudável, devido às restrições associadas principalmente às experiências na introdução alimentar.

Por mais que tenhamos preferência para o sabor doce, o equilíbrio segue sendo a chave do sucesso! Consumir um chocolate de qualidade com maior percentual de cacau aproveitando e desfrutando do sabor é infinitamente melhor do que comer uma barra inteira e sentir culpa logo após. Manter uma boa relação com os alimentos que fogem um pouco da nossa rotina é essencial. 

Artigo escrito por Tamara Gonçalves Maciel
Nutricionista CRN 10 – 8192
Especialista em Saúde Coletiva – UFRGS
Mestranda em Nutrição – UFSC

@hauxclinicfloripa

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br