00:00
21° | Nublado

Atividades físicas contribuem para prevenção do câncer
Ações em Florianópolis incluem corrida de rua neste domingo (13/10) e aula de fit dance no próximo dia 22/10

A prática de exercícios físicos é uma estratégia eficaz para reduzir o risco e a recorrência de tumores, promovendo saúde e bem-estar. (Foto: Pixabay)

Publicado em 11/10/2024

O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil, e os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam a ocorrência de aproximadamente 74 mil novos casos em 2024. Apenas em Florianópolis, estão previstas 340 ocorrências a cada grupo de 100 mil habitantes e, uma das formas de prevenir o seu desenvolvimento, é a prática de exercícios.

Por essa razão, a Oncoclínicas Grande Florianópolis é uma das apoiadoras da quinta edição da corrida Movimento Rosa, que neste ano contará com a participação de cinco integrantes do seu corpo clínico. A ação promovida pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM/SC) ocorrerá no domingo, 13 de outubro, com percursos de cinco e 10 quilômetros, além de uma caminhada de 2,5 quilômetros.

Já na terça-feira, 22 de outubro, acontecerá uma grande aula fit dance, na Arena UGF ao ar livre, com vagas limitadas e necessidade de inscrição prévia. Além disso, os shoppings Itaguaçu, Floripa Shopping e na Arena Mude estarão iluminados com luzes de led nas cores do Outubro Rosa para destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode salvar muitas vidas.    

A oncologista da Oncoclínicas Grande Florianópolis, Ana Galdino Franzoni, ressalta que se exercitar também contribui para reduzir a recorrência de diversos tipos de tumores. “Na realidade, a oncologia não é a primeira especialidade a questionar os efeitos desses fatores na saúde das pessoas: dieta e atividade física há muito são temas extensamente explorados por outras ciências médicas, destaque para a cardiologia e endocrinologia”, acrescenta.

A especialista frisa ainda que o principal benefício está relacionado predominantemente ao controle da hiperinsulinemia crônica, que está associada ao aumento da síntese de IGF-1. Esses fenômenos, observados na síndrome metabólica e obesidade, atuam como fatores de crescimento, promovendo proliferação celular e inibindo a morte programada de células neoplásicas. “Atualmente, a recomendação é de pelo menos 150 minutos de exercícios por semana, distribuídos entre práticas de carga como musculação e de resistência tais como corrida, caminhada ou andar de bicicleta”, afirma a oncologista.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI