Atividade física: 52% dos brasileiros não são adeptos da prática
Especialista alerta para os impactos do sedentarismo
Segundo a Organização Mundial Da Saúde (OMS), adultos entre 18 e 60 anos que realizam mais de 150 minutos mensais não são considerados sedentários, no entanto, de acordo com a Pesquisa Saúde e Trabalho pelo SESI - Serviço Social da Indústria - 52% dos brasileiros nunca praticam ou raramente praticam atividades físicas.
Os dados são alarmantes pois a falta de atividade física pode prejudicar o sono e a qualidade de vida, gerando doenças como diabetes e obesidade, além de estar fortemente relacionado a uma menor longevidade, afirma o naturopata e entusiasta por saúde, sono e bem estar, Ravi Kaiut.
“Nosso corpo é adaptado e projetado para a prática de atividade física; sem ela diversos processos naturais são prejudicados, o que pode desencadear diversas doenças e reduzir a sua qualidade de vida”, afirma.
Menos atividade física, menos sono de qualidade
“A ausência de atividade física regular afeta a qualidade do sono, isso pois ela promove a regulação hormonal, aumentando a produção de melatonina, um hormônio chave para o sono”.
“A inatividade também contribui para o acúmulo de estresse, ansiedade e depressão, que podem dificultar o sono, podendo também gerar distúrbios no ritmo circadiano, e dificuldades para adormecer e acordar no momento adequado. Uma boa qualidade de sono impacta não só em dormir bem, como muitos acreditam, mas na sua saúde como um todo, melhorando disposição, saúde mental, funcionamento cardíaco e respiração”, explica Ravi Kaiut.
Dor nas costas: problema afeta 80 % da população mundial
Como praticar mais atividades físicas no seu dia a dia?
“Muitas vezes é difícil separar um tempo exclusivamente para praticar atividades físicas, por isso, incorporar atividades físicas naturalmente no cotidiano é fundamental, seja optando por usar escadas ou bicicletas sempre que possível, fazer caminhadas ou yoga, que é perfeito, pois possui posições que podem ser realizadas em qualquer lugar”, indica.
De acordo com ele, essas atividades promovem o aumento da frequência cardíaca, fortalecem músculos e auxiliam na queima calórica, ajudando a melhorar a qualidade de vida”, ressalta Ravi Kaiut.
Da redação
Para a capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045