Alimentação em casa: o exemplo que passa dos pais para os filhos
O acesso fácil e barato a alimentos industrializados tornou nossa vida mais cômoda, mas também trouxe uma série de malefícios para a saúde. Felizmente, cada vez mais a consciência sobre uma alimentação saudável, desde o nascimento, tem se tornado tema comum na nossa sociedade. Você sabe por que ter uma alimentação saudável, em família, e desde pequeno, é fundamental?
As práticas parentais são essenciais na alimentação. Ou seja, o comportamento usado pelos pais acaba influenciando a alimentação dos filhos tanto de forma positiva ou negativa.
Os pais ou cuidadores das crianças são um dos grandes responsáveis pelo comportamento alimentar, tendo o poder de influenciar seus hábitos e, consequentemente, sua saúde. O ambiente familiar, neste contexto, pode incentivar a prevenção de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão, e muitas outras. Mas, este mesmo ambiente, pode contribuir para o consumo de alimentos ricos em gorduras ou de açúcar, ao sedentarismo, como ao assistir à TV e ao praticar jogos eletrônicos em demasia sem a devida orientação.
É possível traçar algumas estratégias no ambiente familiar que ajudem a produzir hábitos saudáveis, assim como fortalecer o vínculo entre as pessoas desse ambiente de convívio. Uma delas é estimular mais o hábito de preparar as refeições e o sentar juntos à mesa. Hoje, com a vida corrida e os horários de trabalho e estudos cada vez mais diversos e difíceis de serem organizados, deixando que as refeições aconteçam fora do lar e de forma fragmentada, o sentar junto à mesa é cada vez mais raro. Mas ele é muito importante para unir a família e para prestar atenção de verdade no que se está comendo.
Abaixo estão algumas dicas práticas para você e sua família:
- Até os seis meses de idade, o leite materno deve ser o único alimento do bebê;
- Evite expor a criança ao açúcar, como doces, refrigerantes e sucos de caixinha até os 2 anos de idade;
- A alimentação deve ser variada e colorida nas refeições ao longo do dia;
- Convide as crianças para participarem do preparo da comida, assim elas se sentem parte da família e também têm contato direto com os alimentos em seus mais variados formatos;
- Incentive o consumo de variados tipos de frutas, que também podem ser ingeridas como sucos e em vitaminas;
- Dê o exemplo. Considerando que a alimentação também é um aspecto do comportamento que deve ser formado, não se deve subestimar o poder do exemplo. A criança observa desde muito cedo todas as atitudes dos pais e daqueles com quem convive mais de perto, e tende a imitá-las.
Como está sua alimentação ? E na sua família?
Precisa de ajuda?
Envie um e-mail para: mcmnutri@gmail.com
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI