A chave para uma vida mais saudável e equilibrada
Segunda modalidade mais procurada no mundo, a atividade trabalha o bem-estar da mente e do corpo
Que a prática do Pilates é uma das sensações dos últimos anos, todos já sabem. Prova disso está revelada no “Relatório de Tendências Wellhub: Destaques de 2024”, uma das mais conhecidas plataformas de bem estar corporativo do mundo, que destacou a prática como a segunda mais popular entre seus usuários, ficando atrás apenas da musculação. E qual será a razão desse sucesso todo? O médico do esporte, nutrólogo e especialista em emagrecimento, Dr. Thiago Viana, explica que o Pilates se destaca por ser uma atividade física completa, de baixo impacto e sem restrições, podendo ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer idade, além de melhorar a qualidade de vida e a saúde a longo prazo.
“À medida que envelhecemos é natural ver a flexibilidade, força muscular e equilíbrio diminuírem. Por isso, o fortalecimento é tão importante. Os benefícios do Pilates vão desde o fortalecimento muscular até a correção na postura e equilíbrio. Os resultados são possíveis, pois os exercícios trabalham o corpo de forma integrada”, diz Viana.
Benefícios
A melhora da flexibilidade e da mobilidade são os benefícios mais falados da modalidade, o que contribui para uma postura correta. O fortalecimento muscular, especialmente do core, composto pelo abdômen, lombar e glúteos, também é um dos resultados esperados. “São grupos musculares essenciais para proteger a coluna e melhorar o desempenho em outras atividades”.
Outra grande vantagem do Pilates é o aumento da consciência corporal, o que ajuda a entender e controlar melhor os movimentos do corpo. E como toda atividade física, há redução do estresse, já que o foco na respiração e na execução dos movimentos traz relaxamento mental.
Quem pode praticar?
O relatório do Wellhub mostra ainda que 25% dos iniciantes em atividades físicas escolhem o Pilates para começar. Dr. Thiago Viana ressalta que a atividade é indicada para praticamente todas as pessoas, independentemente da idade ou nível de condicionamento físico. “A correção postural é ideal para quem passa muito tempo sentado ou em posições inadequadas. Para os idosos melhora o equilíbrio e previne quedas. Praticado regularmente por pessoas com mais idade, o Pilates mantém a independência funcional por mais tempo e também ajuda na realização de tarefas do dia a dia. As gestantes também se beneficiam da atividade que, além de segura, ajuda no fortalecimento do assoalho pélvico e redução de dores durante a gravidez”, destaca.
A atividade é tão completa que até atletas complementam os treinos diários com exercícios específicos de fortalecimento e prevenção de lesões, além de ajudar na recuperação muscular, especialmente após atividades de alta intensidade. “O aumento da flexibilidade melhora a performance em esportes como corrida ou futebol. Por exemplo, um corredor pode fazer pilates para fortalecer o core e proteger os joelhos, enquanto uma praticante de dança pode usá-lo para ganhar equilíbrio e controle corporal”, afirma o médico.
Os exercícios podem ser feitos com ou sem aparelhos, mas sempre com orientação de um profissional. Para atingir os resultados esperados, a recomendação ideal é de duas a três vezes por semana. O Pilates é um aliado em todas as fases da vida, ajudando a manter o corpo forte, flexível e equilibrado.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI