00:00
21° | Nublado

4 passos para cuidar dos idosos no inverno
Geriatra alerta para os riscos do frio e recomenda práticas essenciais para manter a saúde da terceira idade

Cuidados simples como banho no horário certo, hidratação e vacinação podem salvar vidas. (Foto: Freepik)

Publicado em 23/05/2025

O inverno, que começa em 21 de junho, é a estação mais fria do ano. Para enfrentar as baixas temperaturas, os idosos precisam de cuidados especiais para se manterem saudáveis, recomenda a geriatra, Dra. Vera Bellinazzi. “Com a chegada dos dias mais frios, a terceira idade, que é um grupo mais vulnerável, enfrenta riscos maiores à saúde como hipotermia, doenças respiratórias, como gripes e pneumonias, e o aumento das dores crônicas como artrites e artroses. Por isso, nessa época é fundamental redobrar a atenção em cuidados básicos do dia a dia que envolvem a alimentação, vestuário, vacinas, remédios, entre outros”, comenta.

De acordo com dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) do Ministério da Saúde, no Brasil, um a cada cinco idosos internados por gripe não resistiu em 2024. A Dra. Vera reforça a importância da imunização para a proteção dos idosos nessa época do ano. "A vacina desempenha um papel fundamental na proteção dos idosos durante o inverno. É importante que eles estejam com a caderneta de vacinação em dia. Outros cuidados também são fundamentais na prevenção da gripe, como tomar banho em horários e temperaturas adequadas, vestir-se bem para o frio e manter uma alimentação saudável, entre outros hábitos importantes", reforça a Dra. 

O inverno, assim como as demais estações, tem duração de três meses. Para enfrentar os dias mais frios de forma saudável, Dra. Vera Bellinazzi preparou uma lista de cuidados essenciais para os idosos, confira: 

1. Mantenha-os aquecidos

Seja dentro de casa ou em ambientes ao ar livre, os idosos precisam estar bem agasalhados com roupas próprias para o frio. “Invista em toucas, gorros, luvas e meias também. Esses itens ajudam na retenção do calor corporal e protegem as extremidades do corpo”, aconselha. 

2. Líquidos são indispensáveis

Durante as baixas temperaturas, os idosos podem sentir menos sede e, consequentemente, beber menos água. Por isso, é imprescindível oferecer líquido a cada hora e deixá-lo acompanhado de uma garrafa d'água. “Para enfrentar os dias mais frios e manter a hidratação em dia, vale também oferecer chás naturais, chocolate quente, caldos e sopas. O importante é incentivar a ingestão de líquidos para manter o bom funcionamento do organismo”, indica Bellinazzi. 

3. Hora do banho

Recomenda-se que o banho seja tomado no período da tarde, já que a temperatura ambiente costuma ser mais elevada e, dessa forma, o idoso não ficará exposto ao frio intenso. “Os banhos precisam ser mais rápidos e em temperaturas amenas. Além disso, o inverno costuma causar ressecamento de pele, por isso, após o banho, usar um hidratante corporal fará toda a diferença”, esclarece a geriatra.

4. Inclua atividades físicas e sociais na rotina

É comum que, no inverno, haja uma resistência a realizar exercícios, mas eles não devem ser deixados de lado. “Os idosos precisam manter o corpo em movimento nos dias frios para fortalecer a musculatura e melhorar a circulação. Para incentivá-los, aposte em atividades ao ar livre e em grupo, que também ajudam a combater a ansiedade durante a estação e contribuem na reposição da vitamina D. Existem diversas opções que podem ser praticadas no dia a dia, entre elas: dança, artesanato, caminhada, culinária e bingo”, recomenda.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI