00:00
21° | Nublado

Zé Paiva conduz oficina que une fotografia, meditação e sensibilidade
Atividade gratuita une saídas fotográficas e práticas de meditação em seis encontros presenciais e online

Zé Paiva conduz oficina que une fotografia, meditação e sensibilidade
A Oficina de Fotografia Contemplativa com Meditação, conduzida por Zé Paiva, convida o público a viver uma experiência de atenção plena e criação artística. (Foto: Divulgação)

Publicado em 27/08/2025

Saídas fotográficas feitas após a prática de meditação guiada. Esta é a proposta da segunda edição da Oficina de Fotografia Contemplativa com Prática de Meditação, que o fotógrafo Zé Paiva vai realizar de agosto a outubro de 2025 na Grande Florianópolis. A ideia é conduzir os participantes por uma jornada visual que integra meditação, sensibilidade e criação artística, sem necessidade de experiência prévia em qualquer uma das atividades. Afinal, a intenção é apresentar  uma nova forma de encarar o mundo. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser realizadas pelo formulário. 

Fotógrafo valoriza a democratização do acesso à arte

Reconhecido por sua trajetória dedicada a registrar a natureza a partir da observação, Zé Paiva  realizará a oficina em cinco locais de Florianópolis e também em Canelinha, na Aldeia Guarani Tava’i. De acordo com ele, a descentralização de oportunidades de contato com linguagens e expressões artísticas é essencial, para que cada vez mais pessoas tenham possibilidades de ampliar seus horizontes. “Iniciar o projeto em uma aldeia indígena reforça a proposta de democratizar o acesso a diferentes formas de expressão”, observa o fotógrafo.

Essa é uma visão bastante presente nos trabalhos em que está à frente. Foi assim, também, no recente projeto “Expedição Natureza da Ilha”, em que foram realizadas oficinas gratuitas de fotografia. A diferença do projeto deste ano está, justamente, nas práticas de meditação guiada, realizadas por ele mesmo, seguidas de práticas fotográficas. 

Reconhecido por registrar a natureza com sensibilidade, Zé Paiva traz nesta edição a integração entre meditação, fotografia e presença.

 

Segundo Zé Paiva, o objetivo é incentivar os participantes a produzirem imagens que transcendam os condicionamentos do olhar cotidiano. Com inspiração nos ensinamentos budistas de mestres como Chögyam Trungpa, Lama Padma Samten e Sensei Kazuaki Tanahashi, a abordagem de Paiva convida ao desapego das regras e técnicas tradicionais, favorecendo a descoberta de uma nova relação com o ato de fotografar.

“A fotografia contemplativa parte da escuta, da presença. É uma forma de olhar para o mundo que revela beleza onde antes havia pressa”, explica Paiva. “Mais do que técnica, buscamos despertar a sensibilidade por meio da atenção plena”, reforça. 

A atividade tem carga horária de 14 horas e está dividida em seis encontros, com meditações, práticas fotográficas e troca de experiências. As oficinas oferecem 20 vagas presenciais e 20 vagas online, com tradução em Libras para o público que estiver acompanhando no formato virtual, garantindo mais acessibilidade. As câmeras podem ser de qualquer modelo (inclusive de celular) e o uso do tripé é opcional. 

 

Programação das oficinas

23 e 24 de agosto – Aldeia Tava’i, Canelinha (SC)

6 e 7 de setembro – Parque Estadual do Rio Vermelho, Florianópolis

13 e 14 de setembro – Parque Ecológico do Córrego Grande, Florianópolis

20 e 21 de setembro – Museu de Florianópolis

27 e 28 de setembro – Estação Ecológica de Carijós, Florianópolis

4 e 5 de outubro – Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, Florianópolis

 

As inscrições estão abertas pelo link. As vagas são limitadas.

 

Leia também:

- Floripa ganha voos inéditos para Tucumán e Salta

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI