Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 27/09
Sabores e aromas
Está confirmado para a próxima sexta-feira o lançamento em Florianópolis de “Receitas das Nossas Mães – Crônicas de Cozinhas e Afetos” (Editora Mondrongo), em versão e-book e impressa, com quase 140 páginas. O livro começou a ser produzido por um grupo de sete mulheres de três diferentes estados, mas duas delas, Carmen Fossari e Katia Bortoluzzi, morreram antes da finalização da obra, a tempo, porém, de deixarem prontas suas participações. As outras cinco autoras são Beth Karam (organizadora), Monique Vandresen, Antoninha Santiago, Dinah Lopes (Espírito Santo) e Solange Straube Stecz (Paraná). Segundo Beth, o livro servirá também como uma homenagem às duas colaboradoras falecidas, “que tanto incentivaram o nosso projeto”. Semana que vem, a obra será lançada em Curitiba.
Começou a filmagem
Foram rodadas no final de semana em Florianópolis as primeiras cenas do curta “Dás um Banho, Zé Perri”, criado e dirigido pelo criciumense Zé Dassilva. A produção traz no elenco nomes nacionais como os atores e humoristas Rodrigo Fagundes e Marcos Veras. Entre os artistas locais escalados está Marcelo Perna, que interpretará o pescador Ramiro.
Arte na capa
Mais de 100 capas de discos e livros de diversos países compõem a exposição “Juarez na Biblioteca”, aberta no último sábado em Joinville. Há livros produzidos, por exemplo, nos EUA, França, Alemanha e Polônia cujos autores encomendaram as capas a Juarez Machado. Uma obra local que chama a atenção é “Quarentage”, uma compilação de crônicas da vida pública do ex-governador Luiz Henrique da Silveira lançada poucos meses após sua morte, em 2015, pela viúva, Ivete Appel da Silveira. O livro tem 1290 páginas. Os discos expostos são das décadas de 1970 e 1980, quando o artista morava no Rio de Janeiro. Entre outras, há capas de álbuns dos irmãos Valle e do “eterno menestrel” Juca Chaves.
Palmas da plateia
Expectativa nos meios artísticos: o primeiro evento oficial com público nos teatros estaduais acontece nesta sexta-feira, no CIC. O espetáculo de sapateado “Se Não Agora, Quando?”, concebido pela Cia Trupe Toe, começará às 20h30min e terá também transmissão ao vivo pelo YouTube.
Compraram o “passe”
O empresário Luciano Santa Ritta anuncia: Narbal Corrêa é o novo chef do Le BarBaron, na Praia Brava. Sua estreia será em 1º de dezembro, no comecinho da temporada. Narbal estava disponível para assumir uma nova cozinha desde que fechou, há poucos meses, seu restaurante “O Rei do Mar”, sucessor da “Rita Maria Lagosteria”.
O arquiteto e urbanista João Paulo da Silva, do circuito Florianópolis-Balneário Camboriú, está morando em Vancouver, no Canadá, onde aproveitou para comprar logo no dia seguinte ao lançamento os óculos inteligentes criados pelo Facebook em parceria com a Ray-Ban. O dispositivo permite, entre outras funcionalidades, ouvir música, tem câmera dupla e assistente de voz. Não há previsão de chegada da novidade ao Brasil (Foto: Reprodução / Internet)
Semana festiva
A produtora de eventos Magali Schneider faz aniversário nesta sexta-feira. A comemoração da data será com um grupo de amigos num hostel em Praia Grande, a “cidade dos canyons”, na divisa entre SC e RS. Antes, na quarta-feira à noite, ela e a sócia Lúcia Prazeres comandarão em Balneário Camboriú a primeira festa de maior porte que a dupla assina desde o início da pandemia: o coquetel de abertura da Mostra Artefacto, para 350 convidados. O evento estava programado para março de 2020 e foi cancelado na última hora por causa da chegada da pandemia.
Barco na montanha
A Pousada Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, está à procura de um veleiro abandonado de cerca de 30 pés. O objetivo é transformar o casco numa opção exótica de hospedagem que virá se somar com as cinco casas e estúdios que já recebem turistas no empreendimento. Segundo o sócio Tarcísio Mattos, que era velejador, muitas pessoas revelam curiosidade sobre a experiência de dormir num barco. O projeto é para o médio prazo, visto que a reforma do casco não será um trabalho rápido.
Alerta rosa
Criado nos anos 1990, o “Outubro Rosa” 2021 começa na próxima sexta-feira trazendo mais uma vez o alerta para a necessidade de conscientização para o controle do câncer de mama. Os dados mais recentes preocupam. De acordo com um levantamento realizado pela Revista de Saúde Pública, entre 2019 e 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos caiu cerca de 42%, indicando que uma importante parcela da população pode ter deixado de diagnosticar a doença neste período.
Luzes do Natal
O anúncio de que os EUA reabrirão as portas para os turistas antes do final do ano gerou um crescimento expressivo por procuras de viagens para o país. Muitas famílias planejam passar o Natal nas ruas de Nova York, aproveitando a segurança que a vacinação oferece e os preços baixos que as companhias aéreas e hotéis estão oferecendo para incentivar o turismo.
Leitura e estudo
A Biblioteca Pública de Santa Catarina amplia a partir de hoje seu leque de serviços presenciais oferecidos aos usuários. Será possível usar o espaço físico na Tenente Silveira para leitura e estudo mediante agendamento prévio, conforme já ocorre com os empréstimos de obras do acervo e o atendimento a pesquisadores. Os agendamentos poderão ser feitos para horários entre 8h e 18h30, de segunda a sexta. Os usuários terão a temperatura aferida na entrada e deverão usar máscara durante todo o período em que permanecerem no local.
Balanço positivo
A Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil de SC completou oito anos na última sexta-feira atingindo a marca de cerca de 30 mil pessoas localizadas. Atualmente, há na DPPD 1383 boletins de ocorrência de desaparecimentos. De acordo com delegado titular da delegacia, Wanderlei Redondo, quase a totalidade dos casos é resolvida via telefone. As investigações são realizadas em redes sociais, sites federais e estaduais.
Química em comum
O pesquisador Thiago Guimarães Costa, técnico do Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Fundação Catarinense de Cultura, é o autor do estudo publicado na Applied Radiation and Isotopes, uma das principais revistas científicas internacionais na área de ciência nuclear e tecnologia. O artigo mostra o perfil químico de cerâmicas arqueológicas pré-coloniais encontradas em Alfredo Wagner e Florianópolis. A pesquisa detectou correlações entre os materiais de ambas as regiões, o que indica a possibilidade de que tenham sido transportadas por povos do passado.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?