00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 27/03

Nenem Alves (à dir.), com o filho Thiago e a nora Daniela, no espetáculo 'Uma Noite na Broadway', sábado, no Franz Cabaret (Foto: Darline e Angelo Fotografia) **Clique para ampliar

Publicado em 27/03/2023

Com bisturi

  A tradicional técnica chinesa de cortes em papel conhecida como papercutting está presente nas obras da exposição “Ecoa – recortando a dor” que a artista visual, ourives, designer de moda e jóias, e musicista catarinense Ana Terra Vignes abre no início da noite desta terça, 28, no CIC. Atual diretora de bateria da União da Ilha da Magia, campeã do Carnaval 2023, ela utiliza o bisturi para fazer recortes formando uma espécie de bordados com papéis. Os trabalhos feitos com o instrumento cirúrgico remetem a mais de 300 depoimentos de mulheres que ouviram frases abusivas de seus companheiros. “Ouvir minhas próprias dores foi o ponto de partida para ouvir a dor alheia. E toda essa dor ecoa, porque, quando achamos tê-la superado, ela volta reabrindo cicatrizes. Esta mostra é portanto, um convite à reflexão, tanto para o agressor quanto para a vítima, porque muitas vezes, nem um, nem outro se percebe como tal”, destaca a artista. A mostra conta com uma trilha sonora especial composta pelo músico Bruno Moreira, mesclando os sons do violoncelo e da alfaia às frases entoadas por vozes de mulheres convidadas. Na abertura, a trilha será executada ao vivo pelas musicistas André FM, Renata Oliveira, Renata Ferrari e Débora Almeida.


Foto: Sérgio Vignes

 

Abriu as portas

  Começou a funcionar no fim de semana, sem festa de inauguração, a Macarronada Al Mare, novo empreendimento do fundador da Macarronada Italiana, Ezio Librizzi. A nova casa, no bairro José Mendes, chega trazendo pratos exclusivos com frutos do mar e se destaca pelo ambiente de bom gosto e pela paisagem à beira-mar “padrão” Veleiros da Ilha, além da larga experiência do dono no ramo da gastronomia.

 

Presente da tia

  Linda Rocha oferece nesta quinta, 30, uma festa na Le Lis Blanc do Beiramar Shopping para lançar o livro “Borboletando”, escrito por sua sobrinha, a psicóloga Daniele Moscardi. A noite terá gastronomia da chef Dani Santos e som do DJ Fábio Fusco. O evento, que deve lotar a loja com muitos familiares e amigos, marca um momento importante na vida da anfitriã: será a primeira festa que ela comanda desde que perdeu o filho, Vitor, em 2019. O livro, por sua vez, é uma homenagem da autora à tia e seu marido, Francisco, em gratidão ao apoio que recebeu deles quando seu pai, a mãe e o marido faleceram num acidente, há mais de 20 anos.

 

Picolés na praça

    Topázio Neto e Esperidião Amin protagonizaram um dos momentos mais curiosos da inauguração da Praça do Forte São Luís, quinta, 23. O prefeito apareceu com um isopor com picolés de coco feitos por sua tia, dona Marlene, de 90 anos, reproduzindo a receita original da sorveteria e bar que seu avô, já falecido, tinha na Rua Bocaiúva, em frente onde hoje fica o Beiramar Shopping. Em várias ocasiões nas quais se encontraram, Amin, com saudosismo, havia elogiado os picolés, segundo ele, os melhores da cidade. Topázio, então, prometeu resgatar a iguaria e aproveitou a inauguração da praça para “pagar a dívida”, surpreendendo o colega político. O prefeito, não por acaso, levou 11 picolés, número do partido do senador.


Foto: HB/ Imagem da Ilha

 

Espírito aventureiro

  A Fishing Raptor, fabricante de embarcações para esportes náuticos, pesca oceânica e lazer com sede em São José, apresentou a “Fishing 390 Solarium” ao mercado norte-americano no Palm Beach Boat Show, na Flórida (EUA). O barco tem capacidade para 16 passageiros e é avaliado em US$ 700 mil. Mais de 20 unidades já foram vendidas no Brasil e no exterior.

 

Arte urbana

  Tuane Ferreira passou o fim de semana recebendo parabéns pelo mural que assina no lado do Edifício Comasa voltado para o Largo Fagundes, na Rua Felipe Schmidt. “O Baile Místico de Vera Sabino”, concebido a partir de uma pintura original de Vera repensada para as proporções da parede, teve uma inauguração simbólica na sexta, 24, dentro da programação da Maratona Cultural. A obra deve ficar 100% pronta em breve. Vera não poupa elogios ao trabalho: “A Tuane está me dando a certeza de que a mulher pode tudo e conquistou seu espaço”.

    Tuane Ferreira trabalhando nas alturas em imagem capturada por Bruno, filho de Vera Sabino que usou um drone para registrar o processo criativo na parede do Comasa (Foto: Floripa Fly)

 

Cinema catarinense

    Em fase de produção, começa a ser filmado em abril e maio, aproveitando a luz de outono em Florianópolis, o longa-metragem “Edifício Bonfim”, da Walper Ruas Produções. O filme vai explorar o sobrenatural e o fantástico, mergulhando no universo bruxólico e mágico da cidade. É o primeiro filme de Ligia Walper como diretora. O elenco e a equipe são genuinamente catarinenses. Entre as locações estão a Lagoa da Conceição, o Canto dos Araçás, a Costa da Lagoa, Jurerê e as pedras de Itaguaçu. Déa Busato, que já trabalhou em outros filmes da produtora, faz a direção dos atores 100% catarinenses.
 


Jean e Juliana Rodrigues, felizes, no batizado do filho Jean Carlo em cerimônia conduzida pelo padre Luiz Harding Chang (Darline e Angelo Fotografia)

 

Som e imagem

   “Há um blues no fim do túnel”, fruto da parceria entre dois gaúchos radicados em Florianópolis - o cantor e compositor Marcoliva e o poeta Cláudio Schuster, chegou às plataformas digitais com oito faixas. O videoclipe da música de abertura do álbum, “Solidão”, dirigido por Claudia Aguiyrre, já está no YouTube. A diretora é a mesma de outro videoclipe da dupla, “Os elefantes tocam blues”, escolhido como um dos melhores de Santa Catarina em 2022, de acordo com avaliação do site especializado Rifferama.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?