Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 26/07
Em silêncio
O maestro Jeferson Della La Rocca escolheu obras de Beethoven e Mendelsshon para o primeiro evento-teste em Santa Catarina, nesta quinta, no CIC. A opção teve uma justificativa motivada pelos cuidados na pandemia: o repertório exige silêncio, ou seja, o público ficará sentado apenas apreciando as composições. "Nem vocalistas teremos", explica Della Rocca.
Dois brindes
O arquiteto e fotógrafo Joel Pacheco lança na noite desta quinta-feira no Faial o livro "Ponte Hercílio Luz - Uma Ligação de Amor", com mais de 500 imagens desde os anos 1920 até os dias atuais. Na sessão de autógrafos, quem comprar o livro ganha de brinde outra obra do autor, "Colorindo Floripa - Roteiro Cultural", de 2016, e também um porta-retrato criado por Joel, com uma foto da ponte.
Álbum branco
Maria Bethânia lança nesta sexta-feira seu novo disco, "Noturno", pela gravadora Biscoito Fino. O CD, em pré-venda por R$ 50, está provocando polêmica pela capa, toda branca, apenas com o nome do álbum e a assinatura da cantora. Bethânia mantém no novo disco a tradição de incluir a leitura de poesia entre as canções. Dessa vez, a cantora selecionou fragmentos do poema "Uma Pequenina Luz", de Jorge de Sena - um dos grandes poetas portugueses do século XX. Por causa da pandemia, não há previsão de uma nova turnê. A última vez que a cantora veio a Florianópolis foi em dezembro de 2017.
Álbum de figurinhas
Está saindo do forno o livro que compila bens culturais tombados de Santa Catarina. O principal diferencial da obra, segundo o editor Fábio Garcia, é que ela será composta por 86 cromos para o leitor colar, igual aos tradicionais álbuns de figurinhas vendidos em bancas. Um detalhe: a Ponte Hercílio Luz será figurinha dupla, "para valorizar nossa Velha Senhora".
Poderosas reunidas
Narriman Chede fez aniversário e reuniu para um café colonial no seu apartamento as amigas do autointitulado "grupo das poderosas". Entre as convidadas, Cássia Silva, Rose Gonzaga, Valda Albani, Luísa Lampert e Eliete Cisz.
Belezas brasileiras
Como viajar para o exterior continua complicado e caro, o turismo dentro do Brasil experimenta uma alta expressiva. Adriana Füchter e a amiga Manuela Vital seguiram essa tendência e escolheram o Maranhão para conhecer. Além de São Luís, já foram a outros belos lugares do interior do estado, como o circuito da Lagoa Bonita, em meio à imensidão das dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Hoje vão para o Jalapão.
O retorno de Adri
Depois do susto que o coração lhe deu, Adriana Piazza já está de volta, a mil, no circuito social. O primeiro evento em que esteve após a hospitalização foi a comemoração do aniversário da fotógrafa Darline Santos, no Delícias do Campo, na última quinta-feira. No dia seguinte, estava num encontro de mulheres empreendedoras no Plaza Boulevard Itapema.
Dois mundos
O bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, dia 30 de agosto, está sendo antecedido por eventos que resgatam a história da chamada "heroína de dois mundos". No jardim do Palácio Cruz e Sousa, por exemplo, o público já pode ver painéis com textos e imagens que contam passagens marcantes da vida da protagonista. Dentro do palácio, há obras de arte que retratam Anita.
Respeito aos animais
Está se consolidando rapidamente o uso da palavra "tutor" para identificar quem tem um pet. Ninguém mais é "dono" de um cão ou gato, porque essa definição, alegam, não é adequada e respeitosa para um animal.
Quinta da Rita
Conhecida - e admirada - pelos anos em que comandou a loja Verde & Cia. na SC-401, Rita Lopes da Costa tem feito como rotina o trajeto entre seu apartamento em Florianópolis e Biguaçu, onde é dona da Quinta do Arvoredo, empresa especializada em produção de árvores e palmeiras nativas e exóticas. O lugar tem uma casa de campo usada pela anfitriã e sua família promoverem alegres encontros ao ar livre. A Quinta vai de vento em popa, vendendo para pontos distantes de Santa Catarina e até para outros estados, como o Paraná.
Voluntariado
Desde a sua criação, anualmente, o Instituto Vilson Groh homenageia dois voluntários por sua atuação junto à entidade, seus projetos e a defesa de suas causas. Este ano, receberam medalhas a Irmã Terezinha, fundadora da Associação João Paulo II, na Palhoça, por sua atuação desde 1978 em causas sociais, e a jornalista Adriana Laffin, sócia da Apoio Comunicação+Eventos, que há 10 anos contribui para a consolidação das ações de comunicação do IVG.
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?