Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 18/07
Arte e educação
Marcelo Collaço Paulo e a mulher, Jeanine, abrem ao público no próximo dia 30 o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Coqueiros, na Praia do Meio, em frente ao posto policial. Antes, no dia 27, haverá a apresentação do espaço à imprensa, e, no dia 29, um coquetel para convidados. O Instituto é um projeto que Marcelo vinha amadurecendo há um bom tempo para dar um sentido social ao impressionante acervo de arte que reuniu nas últimas décadas e também criar estratégias de visibilidade e acesso às obras, de diferentes movimentos e estilos situados entre os séculos XV e XXI. Uma prévia do que poderá ser visto em Coqueiros foi a exposição “Sensos e Sentidos”, no MASC, em 2017, quando o casal mostrou, pela primeira vez, parte da sua coleção. “Estou muito feliz. Vamos organizar exposições que irão acionar práticas educativas voltadas à comunidade, especialmente às crianças”, celebra Marcelo, de 66 anos. A partir do dia 30, na exposição de estreia, o público encontrará uma seleção de cerca de 70 obras do século XIX e começo do século XX, assinadas por Victor Meirelles, Eliseo Visconti, Pedro Américo e Georgina de Albuquerque, entre outros. O espaço funcionará de segunda a sábado, entre 13h30min e 18h30min, com entrada gratuita. O Instituto não tem fins lucrativos. A professora Francine Goudel foi escolhida para ser a curadora-chefe. Serão oferecidas visitas mediadas, com prévia inscrição. A agenda de exposições já está definida até 2023.
Luto na música
Foi enterrado na manhã desta segunda-feira, no Jardim da Paz, o músico Marcelo Figueira. Filho do pintor Joel Figueira, ele sofria com diversos problemas de saúde. Seu corpo foi encontrado ontem, em casa, pela ex-mulher, a cantora Janara Carvalho, que continuava cuidando dele mesmo após a separação. Desde 1994, os dois formavam uma dupla de música pop que gravou vários CDs e fez muitos shows em Florianópolis. Nos últimos anos, porém, por causa dos problemas de Marcelo e da pandemia, já não se apresentavam mais.
Cá e lá
Flávia Guidarini Becker completou 50 anos no dia 14 e as comemorações se dividiram entre Florianópolis e São Paulo. Na véspera, um grupo de cerca de 10 amigas fez uma visita-surpresa à aniversariante na “cobertura de térreo” da família no Residencial Orlando Becker. Na manhã seguinte, ela, o marido, Orlando Becker, e a filha, a arquiteta Bettina Becker, viajaram para a capital paulista, onde se uniram à outra filha do casal, Beatriz, que mora e trabalha lá como advogada há cinco anos. A família só não ficou completa porque o filho caçula, Bernardo, está estudando na Itália. O auge das celebrações foi um jantar no restaurante La Tambouille, endereço clássico da alta gastronomia paulistana.
Pix por engano
Um jornalista de Florianópolis ficou surpreso quando acordou e viu na sua conta bancária R$ 5 mil a mais do que imaginava. Logo descobriu que alguém tinha se enganado e enviado a quantia via Pix. Pessoa correta, não titubeou e devolveu. Fez bem. Segundo o advogado Cristiano Silveira de Souza Jorge, “receber um pagamento sem causa legal pode ser considerado crime de apropriação indébita previsto no artigo 169 do Código Penal”. A pena pode ser detenção de um mês a um ano, ou multa.
Merece homenagem
O saudoso Harry Laus faria 100 anos no dia 11 de dezembro. Entre outros trabalhos de relevância no setor cultural, foi diretor do MASC e um dos poucos escritores catarinenses premiados pela Academia Brasileira de Letras. Escreveu diversos livros, traduzidos para várias línguas. E aí vem a pergunta: a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do governo estadual está planejando alguma ação para comemorar o centenário?
Rolês de Fusca
Primeiro carro a cruzar a ponte Hercílio Luz no desfile de veículos antigos que marcou sua reabertura, em dezembro de 2019, o Fusca 1970 do governador Carlos Moisés tem saído com maior frequência da garagem da Casa da Agronômica neste atual período pré-eleitoral. Já virou um dos símbolos da campanha à reeleição de Moisés, que tem gravado vídeos dirigindo seu carro de estimação.
Mão na massa
Foi inaugurada sábado na antiga sede da Aemflo, em Barreiros, a primeira franquia na Grande Florianópolis da “Chef Gourmet”, criada em Jaraguá do Sul e hoje presente em mais de 70 cidades brasileiras. Especializada em alta gastronomia, a escola chega para formar profissionais e também oferecer cursos para quem tem a cozinha como hobby, com aulas totalmente presenciais e 100% práticas. “A Chef Gourmet é uma realizadora de sonhos!”, destaca o proprietário, Cleiton Paulo Aigner.
O gênero stand up comedy ganhou lugar de destaque no K-Platz Corporate, em São José. No último domingo, o personagem “Mané Darci”, interpretado por Moriel da Costa, do Dazaranha, arrancou gargalhadas no teatro do empreendimento, abrindo a série de espetáculos que passa a ser oferecida no local. A ideia é apresentar um comediante por mês.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?