00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 16/01

Quarteto de peso no Lira: Aroldo João Costa, ex-presidente do clube, Moacir Zanellato, novo vice-presidente, Carlos Eduardo Ferrari Cardoso, novo presidente, e Fernando Mendonça, do Debiga´s, responsável pela gastronomia dos eventos do último clube social ativo da cidade, que completará 100 anos em 2026 (Foto: Fátima Damasceno) **Clique para ampliar

Publicado em 16/01/2023

Em Manhattan

   A saxofonista, compositora, arranjadora e produtora musical Gaia Petrelli Wilmer, de Florianópolis, apresentou-se em duas sessões na última sexta-feira (13) no Dizzy’s Jazz Club, no Lincoln Center, em Nova York, acompanhada pelos 19 músicos da sua big band, oito brasileiros e 11 de outros países. Os shows foram organizados pela gravadora norte-americana Sunnyside. Gaia atuou como regente, conduzindo um espetáculo preparado para celebrar a vida e a obra de Egberto Gismonti, nome muito respeitado nos EUA. A catarinense estava acompanhada por familiares. Na plateia, a mãe, Luciana Petrelli, com o companheiro Paulo, o irmão Lucas e a esposa Fernanda. Assista ao vídeo da apresentação na TV Imagem da Ilha.


Catarinense brilhou em clube de jazz nova-iorquino (Foto: arquivo pessoal)

 

Fora da folia

  O bloco carnavalesco “Sou + Eu”, criado por alunos e ex-alunos do Colégio Catarinense há mais de 40 anos, não vai desfilar no próximo Carnaval, conforme revela o jornalista Vandrei Bion. O último desfile foi em 2020. O futuro da agremiação é incerto. O predomínio do funk carioca no Carnaval de rua teria sido uma das razões para a decisão do bloco.

 

Casa cheia

    Além de elogiado pela alta qualidade artística, o show de Marisa Monte, sábado no Hard Rock Live Florianópolis, foi um grande sucesso de público. Mais de 5 mil pessoas, das mais diferentes faixas etárias, foram ao espetáculo, segundo a produtora Eveline Orth. “Um público heterogêneo foi ouvir Marisa cantar. É uma grande alegria para a Orth Produções trazer a Santa Catarina essa artista consagrada", comemorou. 

 

Respire antes...

  Para abordar o tema de forma leve e promover o desenvolvimento do autocontrole emocional, a Matrix Editora está lançando o livro-caixinha “Vamos Falar de Impulsividade”, assinado pela psicóloga catarinense Natanna Taynara Schütz. Composta por 100 cartas com perguntas contemplativas, a obra faz refletir sobre a importância de tomar decisões de forma assertiva e avaliar a repercussão de cada ação para relacionamentos e objetivos de vida.

 

Na praça

  Por causa da revitalização da região Leste do Centro Histórico iniciada semana passada, a feira “Viva a Cidade” precisou mudar temporariamente. Até que as obras sejam concluídas no calçadão da João Pinto, o evento acontecerá na Praça Fernando Machado, em frente à Praça XV de Novembro, todos os sábados, das 9h às 14h.

 

Modo pausa

  O maestro Jeferson Della Rocca e os músicos da Camerata Florianópolis estão de férias. O descanso é mais que merecido. Em dezembro, foram 16 shows em diferentes cidades e regiões, o último deles dia 28, num ritmo pra lá de puxado. A expectativa é de que até a semana que vem já aconteça a primeira reunião para começar a traçar os planos para 2023.

 

Heroína

  O domingo foi de despedidas a Maria Gertrudes da Luz Gomes, a “Vovó Gertrudes”, que faleceu aos 89 anos. A convite da coluna, a médica Melina Moré, neurocirurgiã do Hospital Infantil Joana de Gusmão, escreveu uma homenagem a quem tanto ajudou no dia a dia dos pacientes e familiares: “Dona Gertrudes foi uma heroína da vida real. Dedicou sua vida às crianças do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Fundou a AVOS, uma associação de voluntários que até hoje, através de doações, arrecada dinheiro para ajudar na compra de materiais, equipamentos e reformas para o hospital. Criou a casa de apoio da AVOS ao lado do hospital que permite que famílias de pacientes que estão sob tratamento de quimioterapia ou esperando algum exame possam ter um lugar para ficar enquanto aguardam ou estão em tratamento. Para o serviço de neurocirurgia, não tenho palavras para externar o quanto ela ajudou as crianças com tumor cerebral. Graças a uma doação da AVOS, conseguimos alugar equipamentos de alta tecnologia como o neuronavegador, possibilitando que crianças com prognóstico ruim e que sofriam com a morosidade do Estado para contratar esse tipo de equipamento pudessem ser operadas e receber o tratamento adequado. Vovó Gertrudes pode ter nos deixado, mas seu legado permanecerá vivo por muitas gerações”.

 

Filosofia de vida

  2023 marca os 110 anos da criação do primeiro grupo escoteiro em Santa Catarina, fundado pelo professor Kurt Böttner, em Blumenau, no dia 13 de janeiro de 1913. Para eternizar as 11 décadas, o projeto cultural Memória Escoteira lançará um livro ainda este ano com documentos e fotos históricas do Escotismo catarinense. Jamil Antônio Dias, coordenador do projeto, observa que a obra está sendo viabilizada por doações de pessoas físicas e também investimentos de empresas. Na sequência do lançamento, o livro será distribuído gratuitamente para as principais bibliotecas públicas do Brasil e para grupos escoteiros de todo o estado.

 

Dendê

    O arquiteto Carlos Lopes, que é sócio do DANKO, inaugurado em outubro no Passeio Primavera, e também do consagrado Delfino 146, aterrissou em terras baianas. O paranaense radicado em Florianópolis desde a infância está trabalhando na recuperação de um belíssimo sobrado no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, e aproveitou a viagem para unir arquitetura com pesquisa de sabores da culinária local. O DANKO une música, gastronomia e drinks, e tem no total seis sócios, entre eles o jogador Daniel Alves. 

 

Paralímpica

   Após uma breve pausa para as festas de final de ano, o Instituto Adria Santos está reabrindo as portas hoje (16) com uma programação especial para as crianças que fazem parte do projeto: uma colônia de férias que promete muita diversão e brincadeiras. “Até o dia 2 de fevereiro teremos muitas atividades diferentes antes de voltarmos aos treinos”, ressalta Adria Santos, velocista tetracampeã paralímpica que idealizou o projeto. A colônia vai funcionar dentro da Univille, onde fica a sede do Instituto. Radicada em Joinville desde 2003, Adria é mineira e começou a treinar quando tinha 13 anos. Aos 18, perdeu completamente a visão. O Instituto Adria Santos, inaugurado em agosto do ano passado, ensina os fundamentos do atletismo para crianças com e sem deficiência visual e com idade entre seis e 12 anos. O projeto atualmente tem 55 crianças inscritas e pretende, ainda em 2023, aumentar o número de atendimentos para 80.

 

Adrenalina

   Sucesso no verão passado na Avenida Beira-Mar Norte, o Bar nas Alturas Vuon  Card está de volta, com novidades. A atração receberá o público durante três dias em dois lugares: sexta e sábado (20 e 21) na loja Fort do Campeche e domingo (22) na filial de Canasvieiras. O bar suspenso a 40 metros de altura terá sessões de aproximadamente 25 minutos para até 16 pessoas por vez. Os interessados devem garantir a sua inscrição antecipadamente, de forma gratuita, através do Sympla, definindo a sessão escolhida.


 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?