00:00
21° | Nublado

Um visionário cidadão de Floripa
O empresário que transformou a capital catarinense com Jurerê Internacional e sua visão sustentável

Péricles de Freitas Druck é formado em direito e antes de entrar no mundo empresarial, foi jornalista, assinando a coluna Panorama Político do Correio do Povo, em Porto Alegre. (Fotos: Marco Cezar)

Publicado em 16/07/2024

“Outros eram os tempos, mesma a acolhida que sempre tive, mesmo o amor e o respeito de que fui tomado por esta terra - da qual sou agora cidadão de direito - e por esta gente, entre quem cultivo algumas de minhas melhores, mais densas e ternas amizades”. Com essa frase, o nosso personagem da semana, o empresário Péricles de Freitas Druck, agradeceu em 2003 à Câmara de Vereadores pelo título de Cidadão Honorário de Florianópolis, uma justa homenagem àquele que criou e construiu o mais ousado empreendimento imobiliário da cidade, Jurerê Internacional, famoso e reconhecido no Brasil e no exterior.

Infelizmente nosso personagem da semana nos deixou no dia 23 de junho passado, aos 83 anos, depois de uma derradeira luta contra um câncer de pâncreas, em Porto Alegre, cidade onde nasceu em 27 de março de 1941. Em Florianópolis, onde também deixou um imenso legado, o prefeito Topázio Neto decretou três dias de luto oficial. Um reconhecimento ao homem que ainda nos anos 1970, quando chegou a Santa Catarina, já participava ativamente dos movimentos, eventos e entidades que se dedicavam a construir os melhores caminhos para o futuro da Capital.     

E dessas iniciativas voluntárias de Péricles Druck ficaram dezenas de registros. Um dos mais emblemáticos foi a participação dele e de sua empresa Habitasul Crédito Imobiliário S.A. no caderno especial “Brazil, Capital Desterro”, publicado pelo jornal ‘O Estado’, em 14 de maio de 1976, resultado de uma série de movimentos e eventos realizados com o objetivo de discutir como seriam as próximas décadas em Florianópolis. Com artigos e reportagens dos maiores jornalistas da época, o caderno apontava grande preocupação com o crescimento desordenado da cidade, que levou seis anos para aprovar um Plano Diretor.

Mas quatro anos depois, em 6 de novembro de 1980, Péricles de Freitas Druck ofereceria, na prática, sua maior contribuição para o futuro da Capital dos catarinenses. Com um Masterplan revolucionário, Jurerê Internacional foi inaugurado e transformou-se num modelo de bairro-balneário não só no Brasil, mas também no exterior. O conceito arquitetônico e urbanístico previa um lugar onde as pessoas poderiam viver e conviver com a natureza, em casas sem muros, bosques, lagos, um shopping a céu aberto, serviços, hotéis e equipamentos turísticos distribuídos por ruas e avenidas arborizadas. Era o conceito de “centralidade” que o empresário trazia para Florianópolis pelo menos 40 anos antes de se tornar consagrado no planejamento urbano mundial. 

O projeto de Péricles de Freitas Druck para Jurerê Internacional era realmente revolucionário: ele abriu mão de construir uma “Avenida Atlântica”, que ainda hoje caracteriza a maioria dos balneários brasileiros, como Copacabana e Balneário Camboriú, para dar lugar a um “Passeio dos Namorados” calçado com pedras portuguesas, preservando as areias e a vegetação na beira da praia. 

Como a Casan declarou à época que não tinha como atender um empreendimento tão distante, o empresário construiu ele mesmo um Sistema de Água de Água e Esgoto, o SAE de Jurerê Internacional, hoje também uma referência até fora do país. Outra visão fundamental foi a instalação de postos de praia para atendimento dos banhistas ao longo dos dois quilômetros de orla de Jurerê Internacional. Esses postos, a partir da virada do século, se transformariam nos famosos beach clubs, que fizeram de Florianópolis famosa no planeta. Uma reportagem do The New York Times em 2009 decretava que o bairro era “The Place To Be”, ou seja, o lugar para se estar no mundo naquele momento.

Os conceitos de Péricles de Freitas Druck, que abriu mão de construir prédios mais altos no bairro – e que eram permitidos por lei – em favor de um conceito “ecológico” e todas as ações de preservação da natureza e especialmente do mar, levaram Jurerê Internacional a conquistar a primeira Bandeira Azul da América Latina. Foi um marco na história desse visionário, que imprimiu esses conceitos em todos os seus empreendimentos, inclusive na Irani Papel e Celulose (atual Irani Papel e Embalagem), empresa fundada em 1941 em Vargem Bonita, Meio Oeste catarinense, hoje uma das maiores empresas do seu segmento no país.

Quanto aquele ainda jovem empresário que se preocupava com o futuro da Capital dos catarinenses ainda na década de 1970, ele permaneceu ativo até o fim. Em setembro de 2022, Péricles de Freitas Druck esteve em Florianópolis para selar o Termo de Compromisso do Grupo Habitasul com a Prefeitura de Florianópolis e a Floripa Amanhã, para adoção, construção e manutenção da Praça do Forte São Luís, na Avenida Beira Mar Norte. A obra foi inaugurada no aniversário dos 350 anos da Capital, em 23 de março de 2023, e mudou todo o cenário de seus dos pontos mais nobres.  

A Praça Forte São Luís foi o último legado que Pericles de Freitas Druck deixou, em vida, para Florianópolis.  

 

Formado em Direito, Péricles de Freitas Druck, antes de entrar no mundo empresarial (fundou o Grupo Habitasul em 1967), foi jornalista, assinando a coluna Panorama Político do Correio do Povo, em Porto Alegre. Tinha nas veias o DNA de um bom orador e construtor de frases que hoje fazem parte de sua memória. Sobre Jurerê Internacional e os seus empreendimentos imobiliários, afirmou ainda na década de 1980:

“Deus tem que ter passado antes e feito alguma coisa que a gente não consegue fazer com dinheiro, para depois nós tentarmos, preservando ao máximo o que Deus fez, dar nosso conceito de qualidade e estilo, trabalhando com a organização de comunidades”.

 

Da redação

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045