00:00
21° | Nublado

Um olhar atento para a obesidade

Médica endocrinologista destaca a importância da mudança de hábitos no ambiente familiar e defende mais políticas públicas voltadas à prevenção da doença (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 08/03/2022

Nossa Personagem da Semana é, como não poderia deixar de ser no dia de hoje, 08 de março, uma mulher. A Dra Cristina Schereiber é formada pela UFSC em 2002, e nos traz aqui algumas informações relevantes sobre o tema de sua especialidade.

Na última sexta feira, 04, foi celebrado o Dia Mundial da Obesidade. A data tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis como a prática de exercícios, alimentação equilibrada, sono reparador e o emagrecimento saudável. A obesidade é uma doença crônica que afeta indivíduos de todas as idades e de todos os grupos sociais, tanto nos países desenvolvidos como também nos que estão em desenvolvimento, alcançando 650 milhões de pessoas no mundo inteiro. 

Imagem da Ilha: Qual é a importância da prevenção da obesidade?

Dra. Cristina Schereiber: A obesidade aumenta o risco de diabetes, risco cardiovascular (de infarto, derrame) e de vários tipos de câncer (mama, endométrio e próstata, entre outros). Também há a maior ocorrência de problemas articulares e menor expectativa de vida entre obesos. 

Como prevenir a obesidade? 

Esta é uma pergunta complexa. Temos que estimular a amamentação, cuidar das gestantes, promover consultas com pediatras no mínimo, anualmente, para todas as crianças, aumentar a atividade física na escola, melhorar os espaços públicos e a segurança para que todos possam caminhar tranquilamente. Prevenção de obesidade inclui políticas públicas que englobem todos estes eixos e ainda a manutenção da alimentação escolar saudável, ambiente favorável em casa e exemplo dos pais. 

Existem dados atuais sobre o número de obesos em SC? 

Na Capital catarinense, 14,5% das pessoas com mais de 18 anos estão obesas, aponta pesquisa do Ministério da Saúde (2017), e 48,8% têm sobrepeso. Temos um dos menores índices de obesidade de capitais do Brasil e mesmo assim é alto! 

Qual é o papel das mulheres na prevenção da obesidade?

O mesmo do homem. A prevenção da obesidade deve ser um projeto familiar, pois se mostra muito complexo. Não há como tentar prevenir a obesidade de uma criança se o restante da família continua comprando produtos industrializados e/ou hipercalóricos em excesso, por exemplo. 

Como especialista nesta área e mãe, qual conselho você dá aos pais para que eles adotem hábitos saudáveis e possam ser exemplos para seus filhos?

Colocar como prioridade familiar o momento da alimentação e da atividade física, nem que seja aos fins de semana, ou escolher reunir-se em família em uma das refeições do dia. Precisamos valorizar o encontro, a conversa, para que a alimentação e a atividade física sejam experiências agradáveis. Eles são a base da saúde.

Trabalho transdisciplinar

Dra. Cristina Schreiber é uma das sócias da Haux Clinic Florianópolis, que tem como propósito promover a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de profissionais altamente qualificados de diferentes áreas. A equipe é formada por endocrinologistas, nutricionista, educador físico e psicóloga, todos especialistas em mudança de estilo de vida. A clínica é referência no combate à obesidade e na mudança de estilo de vida de forma saudável em Santa Catarina. “A obesidade é uma doença complexa e que exige um trabalho transdisciplinar”, afirma a Dra. Cristina Schreiber.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!