UM BOM ANO NOVO! De Novo?, por Fernando Løch
Como a gratidão pode transformar suas resoluções de ano novo em mudanças reais
Hoje, excepcionalmente, a coluna "Personagem da Semana" será ocupada por um convidado especial. O leitor e arquiteto Fernando Løch traz uma contribuição única, compartilhando suas reflexões e enriquecendo este espaço com sua visão inspiradora.
Todos os anos fazemos uma nova lista de “promessas” para o novo ano e logo vemos a força de vontade se esvair, muitas vezes, mal chegando ao Carnaval. Enxergamos a nós mesmos incorrendo nos mesmos ciclos de marasmo, privação e, até mesmo, autopunição. Sejam questões profissionais, familiares ou principalmente pessoais, as que demandam apenas de nossa simples atenção, postergamos para o próximo dezembro o confrontamento para poder novamente decidir mudar. Até que um dia, em um ano novo, já as tenhamos esquecido. Não que não nos causem mais desconforto ou chateação, mas porque simplesmente nos acostumamos à indiferença.
Essa lista, nossas promessas e propósitos, são construídas a partir de dentro pela nossa melhor versão que nos conhece e sabe de nossa potencialidade, de nossa grandeza e se vê aflito, impedido de se expressar. Com a chegada da ... Época mais Linda do Ano... nosso Interior Vibra com as Manifestações de Alegria, Caridade, Perdão, Amor e Júbilo e naturalmente buscamos quem Já Deveríamos Ser! Nosso EU IMATERIAL fantástico repleto de Boa Luz.
Passados os exageros das festas, a ressaca, a volta à rotina, logo nos aproximamos de nossa “sombra” e definitivamente, é mais fácil ficar na mesma. A Mudança Exige Energia, e geralmente gostamos de guardá-la para demonstrar com ênfase nossa insatisfação. E é essa, na verdade, a única Decisão que devemos tomar. Focar nosso olhar no que temos, e não no que nos falta, enumerar nossas conquistas e não nossas derrotas, sorrir para o novo porvir e não acenar para o que já passou.
Existem pouquíssimas coisas que podem, efetivamente, impactar nossa vida de uma forma mais efetiva que a GRATIDÃO. Quando abrimos nossa percepção para o tanto de bênçãos que dispomos e começamos a enumerar os benefícios recebidos, criamos um repositório ainda maior para as dádivas.
A Gratidão é um dom natural, a maior das virtudes, pode e deve ser exercitada. Gratidão como Disciplina. Albert Einstein carregava um caderno que lhe fazia lembrar o quanto recebia sem ter feito qualquer esforço. “- Dizem que sou um gênio, mas a cadeira que sento, não sei fazer, a caneta que escrevo, também não sei... Sou totalmente dependente da sociedade em que vivo.”, e assim, conservava seu ideal interno do Bem, do Belo e da Verdade.
Escrever em um caderno pelo menos 5 coisas boas que nos acontecem todos os dias, escrever uma carta de Gratidão a um benfeitor, enumerar todos os bens que possui... são modestas formas de cativar esse sentimento e purificar nossos sentimentos. Manter a atitude mental de gratidão há de ser nosso Elixir da Nova Vida, o Portal para o Novo Ano.
Talvez isso seja viver um pouco na contracultura pós moderna que nos faz “postar” vidas que não vivemos mas que nos anestesiam do nosso sentimento de culpa, nos impedem de ver nossos próprios defeitos, nos dão a sensação de termos direito a receber tudo sem esforço e nos torna incapaz de perceber que não somos auto suficientes.
Porém, se nesses últimos momentos de 2024 pudermos fazer uma reflexão sincera e olharmos profundamente com Amor para nós mesmos, nos perdoando pelo que nos permitimos e decidindo agradecer pelo caminho que atravessamos, existe uma chance clara de 2025 ser o Melhor Ano de Nossas Vidas.
Em 2025, DECIDA AGRADECER! E Muito Obrigado Por Você, leitor, Existir!
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI