Transporte público passa por reestruturação em outubro
Baixa adesão levou à extinção de cinco linhas executivas curtas em Florianópolis
A partir da próxima segunda-feira, 6 de outubro, Florianópolis deixará de operar as linhas executivas curtas do transporte coletivo. O motivo, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção, é a baixa adesão dos usuários, que não justifica a continuidade do serviço. Em alguns trajetos, ônibus com capacidade para 42 pessoas circulavam com apenas dois passageiros por viagem.
Mas também vale lembrar que nas linhas do subsidiado projeto social Formiguinha, que atende o maciço do Morro da Cruz, a adesão é alta, mas a rentabilidade é baixa já que o serviço para maioria dos usuários é gratuito.
Segundo a Prefeitura mesmo com valor da passagem mais cara, os dados confirmam a queda acentuada de passageiros nas linhas mais curtas: em 2019, essas linhas registraram 532 mil giros de catraca. Cinco anos depois, em 2024, o número caiu para 200 mil, uma redução de 62%.
Apesar da mudança, a prefeitura garante que os passageiros não ficarão sem atendimento. As regiões contempladas pelas linhas extintas já contam com rotas convencionais, que receberão reforço de horários para absorver a demanda.
“O acesso ao transporte será mantido. Os locais já possuem linhas conhecidas, utilizadas pela maioria da população, que agora vão concentrar a oferta de viagens”, explica o secretário Rafael Hahne.
Segundo ele, a revisão faz parte de um processo contínuo de análise do sistema. “É preciso entender onde faz sentido investir em reforço e onde o modelo já não funciona mais. O executivo curto é um exemplo disso”, completa.
Linhas que deixam de operar
Cinco linhas executivas curtas sairão de circulação:
1113 – Executivo Parque São Jorge (10 horários)
Atendida pelas linhas 131, 165, 184, 845 e 173.
1117 – Executivo João Paulo (9 horários)
Atendida pelas linhas 131, 174 e 170.
1115 – Córrego Grande via Gama D’Eça (12 horários)
Atendida pelas linhas 164 e 131.
4131 – Executivo Aeroporto (16 horários)
Atendida pela linha 431.
6220 – Executivo Abraão (6 horários)
Atendida pelas linhas 631, 665, 664 e 605.
Perspectiva para o transporte coletivo
A modalidade convencional, segundo a prefeitura, já possui uma cobertura mais ampla que as linhas executivas curtas, com maior frequência de partidas e abrangência de bairros. A expectativa é que a adaptação dos usuários seja rápida, já que as linhas alternativas já fazem parte da rotina do sistema.
Nota de posicionamento do Imagem da Ilha
Surpreende a decisão da prefeitura de desativar linhas executivas curtas do transporte coletivo, considerando que a presença de rotas com menor demanda é parte natural do funcionamento do sistema. Assim como em um comércio, nem todos os horários garantem movimento intenso; é esperado que algumas viagens tenham menos passageiros, sem que isso comprometa o serviço.
O transporte público, por ser subsidiado, deveria priorizar o usuário, oferecendo acesso e cobertura, independentemente do lucro imediato das empresas que operam o serviço. A medida, ao focar na redução de custos em detrimento da mobilidade da população, parece favorecer exclusivamente os interesses do setor privado, em vez de atender às necessidades da comunidade que depende do transporte coletivo.
ONDE RECLAMAR:
Caso o usuário queira fazer uma reclamação ou sugestão sobre o fato acima pode entrar em contato com o Consórcio Fênix pelo e-mail: sac@consorciofenix.com.br ou pelo telefone:(48) 3331-0200
Leia também:
- Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 03/10
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Notícias relacionadas Ver todas
21° | Nublado