Tarifa zero em Florianópolis: utopia ou realidade?
Tarifa zero
Utopia até tempos recentes no Brasil, cresce a cada dia o movimento pela tarifa zero no transporte público, que já é realidade em 78 cidades. Em SC é a bandeira do deputado estadual Marquito (Psol). Seu sonho é que Florianópolis, que tem uma das tarifas mais caras do país (R$ 6), seja a primeira capital a implantá-la, já em prática nos municípios de Governador Celso Ramos, Forquilhinha, Garopaba, Bombinhas e Balneário Camboriú.
Padre armamentista
A partir de uma postagem em rede social, o padre Edivaldo Ferreira, que trabalha na Paróquia Sagrada Família, em Joinville, ficou conhecido repentinamente por milhares, principalmente a partir de registro do colunista Lauro Jardim. Aparece armado, ao participar da ShotFair 2023, um evento do setor de armas, realizado na cidade há dias. De batina, o religioso, que pratica tiro esportivo e coordena na região o movimento Proarmas, participou de um painel defendendo o porte de armas pelo cidadão comum. Em outra rede social defendeu que matar alguém em legítima defesa não pode ser considerado pecado.
Balança
No Supremo Tribunal Federal quatro ministros já votaram a favor da descriminalização da maconha. Deliberaram que comprar até 60 gramas da droga não é crime. Mas, vender a mesma quantidade, não é? Parece que a questão, na área “suprema”, está nas balanças. E quem confia nelas?
Guerra
Meio Congresso Nacional sabe que se as deputadas federais Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Julia Zanatta (PL-SC) forem convidadas para o mesmo café, vai sobrar para o bule. Mas quis o destino que seus caminhos se cruzassem nesta semana quando, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, embarcaram no mesmo avião com destino à Brasília. E, com assento marcado, ficaram na mesma fileira, com direito a olhares atravessados de parte a parte. Uma cena.
Segurança
Ponto para o governador Jorginho Mello na área de segurança: de 1º de janeiro a 31 de julho houve uma impressionante queda de 78,57% nos casos envolvendo latrocínio, quando criminoso mata a vítima para roubá-la. No mesmo período de 2022 houve 14 registros de latrocínio, contra três casos ocorridos neste ano.
Obrigação imposta
Uma sugestão aos deputados estaduais: quando da apresentação de projetos de grande interesse público, que façam as devidas consultas a aqueles que eles podem atingir. Isso vem ao caso por conta de projeto em tramitação na Assembleia Legislativa que inicialmente obrigava, e depois mudou para indicação, para que os cinemas sediados em SC reservassem uma sessão por mês para as crianças e adolescentes com autismo, e suas famílias. Porque os exibidores não foram ou estão sendo ouvidos? Talvez até tivessem uma ideia melhor.
Impunidade
Felizmente não há nenhum congressista catarinense na Comissão de Constituição e Justiça que aprovou mais uma indecência na nossa já desacreditada política: a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional 9, que prevê uma anistia aos partidos que não preencheram a cota mínima de recursos destinados à raça e gênero, bem como violaram as prestações de contas anuais e eleitorais.
Maconha
SC já tem uma entidade – a Santa Cannabis, uma associação e ONG de pesquisa e divulgação sobre os benefícios da medicina canabinoide, com sede em Florianópolis– autorizada pela justiça a plantar cannabis. Foi fundada em janeiro de 2019, após a luta de um neto para tratar a avó, de 82 anos, acamada e com dificuldades até para comer, portadora de Parkinson, com cannabis. Após o tratamento, voltou a cozinhar e tricotar, suas duas paixões. O neto, Pedro Sabaciauskis, decidiu fundar a ONG, começando pela capital catarinense. Logo depois abriu um acolhimento em São Paulo. Desde então já atendeu gratuitamente mais de 600 pessoas em todo o Brasil. Um de seus principais apoiadores é o ex-tenista Gustavo Kuerten.
Ozonioterapia
Em plena pandemia, o prefeito de Itajai, Volnei Morastori, foi ridicularizado na mídia nacional e até internacional por recomendar a ozonioterapia no tratamento da covid. Chegou a ser ameaçado de responder por isso nos tribunais superiores. Ontem, o presidente Lula sancionou lei federal que permite tal técnica, que consiste na introdução do ozônio no corpo por diferentes meios. O Conselho Federal de Medicina condenou, o de Farmácia aplaudiu.
Desinformação
A área de comunicação do TJ-SC reincide quase diariamente em não informar bem: semana passada, ao divulgar julgamento da lei estadual 18.637/2023, que institui a “Semana Escolar Estadual de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e ao Adolescente”, suspenso após um pedido de vista, diz que foi movida por “um partido político”. Porque não dizer qual? Sendo assim, por analogia, não poderia citar o nome do desembargador que pediu vista, não é? Tal comportamento não encontra parâmetro, na área de comunicação, em qualquer outra instância do Judiciário, ressalvadas exceções de praxe.
Direito a gestante
A senadora Ivete da Silveira (MDB-SC) foi relatora de projeto na Comissão de Direitos Humanos do Senado que garante às gestantes o direito de se licenciar do trabalho em casos de emergência em saúde pública, como foi o caso da pandemia de covid-19. O projeto também cria o salário-gestante, de valor equivalente à remuneração integral da trabalhadora, ou à média dos últimos seis meses, em casos de remuneração variável, a ser pago enquanto durar a licença.
Uso comum
Ainda aguarda votação no Legislativo catarinense projeto de lei que proíbe as instituições de ensino de SC de instalarem banheiros de uso comum por pessoas de sexos diferentes. Projeto igual foi anunciado semana passada pela Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), para quem a “flexibilização dos banheiros pode favorecer atos criminosos cometidos por pessoas mal intencionadas, como pedófilos, aliciadores e estupradores”.
Para mais notícias, clique AQUI
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp