00:00
21° | Nublado

Sem vestígios de microalgas tóxicas, afirmam FLORAM e IMA

Comunicado foi publicado em conjunto entre FLORAM e IMA (Foto: Divulgação/PMF)

Publicado em 07/04/2021

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis - FLORAM, em comunicado nessa terça-feira, 06, junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA, informa que, após intensivo monitoramento, novas análises na água da Lagoa da Conceição não constataram a floração de microalgas potencialmente tóxicas na água.

Sendo assim, não há mais a recomendação para evitar o consumo do pescado local. Porém, as instituições recomendam que se evite o contato primário (banho e atividades de lazer) em águas com espumas, manchas marrons, alaranjadas ou verdes, e após períodos chuvosos.

O secretário do Meio Ambiente, Fábio Braga, destaca a importância da melhoria da qualidade da água, mas garante que a autoridade municipal vai prosseguir atenta e vigilante até a recuperação total do ecossistema e a reparação de danos sociais e econômicos.

Em caso de incidências de espumas ou manchas na água, ou ainda episódio de mortandade de animais, deve-se informar os órgãos responsáveis para que seja iniciado o procedimento de investigação. 

A superintendente da Floram, Beatriz Kowalski, acrescenta que o "município segue firme em prol da completa recuperação do elemento hídrico e da melhoria global da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição". Destaca, por fim, a necessidade de observar os pontos próprios e impróprios para banho, conforme indicações de balneabilidade do IMA.

Para acessar todas as análises feitas anteriormente na Lagoa da Conceição, clique AQUI.

 

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp