00:00
21° | Nublado

Região leste do Centro Histórico terá espaços humanizados

Região leste do Centro Histórico terá espaços humanizados
Obras devem iniciar em meados de junho, diz Valter Gallina, secretário de Infraestrutura de Florianópolis (Foto: Reprodução/ Ana Araujo-CAU/SC)

Publicado em 19/05/2021

A Região leste do Centro Histórico de Florianópolis, que contemplam as ruas Victor Meirelles, Tiradentes, Calçadão da João Pinto e adjacências, foi uma das áreas da Cidade que mais sofreram com a pandemia em decorrência do novo Coronavírus. Cerca de 40% dos pontos comerciais encerraram as atividades. A revitalização do local é crucial e urgente para sobrevivência dos comerciantes que lutam diariamente para manter os negócios abertos.

Em encontro com o Secretário de Infraestrutura do município, Valter Gallina, o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, o diretor de Patrimônio, Rafael Salim, a coordenadora do Núcleo do Centro Histórico, Cristina Soares e o gerente de Articulações e Negócios da CDL e Coordenador do Distrito 48, Hélio Leite, tiveram uma conversa franca para viabilizar um novo edital e assim iniciar as obras na região.

De acordo o secretário, o assunto foi solicitado pelo prefeito da Capital, Gean Loureiro (DEM), visto que a revitalização da região estava entre as propostas de campanha do prefeito tanto na eleição em 2016, quanto na reeleição em 2020. Segundo Gallina, o edital será lançado em meados de junho, bem como a previsão de início das obras ainda neste ano, 2021. 

Segundo o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, a humanização do Centro Histórico é uma obra aguardada por todos para ampliar a movimentação de moradores, turistas e visitantes para que os comércios possam se recuperar e prosperar. “Acompanhamos as mais de 180 obras realizadas pela atual gestão em praças e espaços públicos tão importantes, mas infelizmente, a região onde iniciou-se a história da Capital ainda não recebeu intervenção de melhorias que são essenciais. Temos a expectativa e aguardamos ansiosamente pela conclusão da revitalização antes do aniversário de Florianópolis, comemorado em março”, lamenta o empresário. 

Ainda de acordo com Brinhosa, a CDL de Florianópolis não medirá esforços para que as obras sejam concluídas, bem como potencializar ações de intervenções para ampliar a convivência e o sentimento de pertencimento da população na região do Leste do Centro Histórico.

Entenda o caso

Desde a saída do terminal de ônibus, cerca de 20 anos atrás, a região carece de atenção do poder público e desde então, a CDL de Florianópolis tem articulado, investido e desenvolvido ações para resgatar a humanização e intensificar a circulação na área leste.

Em meados de 2020 foi lançado o edital para revitalização do espaço público na região leste do Centro Histórico. Entretanto, o projeto urbanístico esbarrou nos quesitos de valores históricos. Desde então, a região espera ansiosamente receber os cuidados necessários.

Da redação