Vantagens para os beach clubs | Anistia para crimes políticos | Combate ao assédio | E mais!
Sem entender
Leitor jura que gostaria de entender porque os ditos “beach clubs” do balneário Jurerê Internacional, na Ilha de SC, não são submetidos às mesmas regras dos demais "normais". Tem razão. Há dias um humilde morador de praia logo acima, da Lagoinha do Leste, ergueu um simples barraco e teve que demoli-lo em dias, enquanto na praia dos milionários (muitos falsos e picaretas é preciso dizer), nada é feito.
Impunidade
O crime compensa, com ajuda dos políticos. Dá raiva saber da integra do projeto de lei 2858/22, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados, que concede anistia para crimes políticos e eleitorais praticados a partir do dia 30 de outubro, término do segundo turno eleitoral. O objetivo é beneficiar as pessoas que tenham participado do bloqueio de rodovias nacionais e demais atos contrários ao resultado das eleições, incluídas as publicações em redes sociais. O autor deste absurdo é Major Vitor Hugo (PL-GO).
Mundo animal
Sem política pública para o problema, a Prefeitura de Criciúma teve o desplante de recorrer de decisão judicial – que perdeu, felizmente – que a proibiu de remover casinhas de abrigo, comedouros e bebedouros para cachorros instalado por uma voluntária na praça Nereu Ramos. Se não faz, pelo deixe quem queria fazer!
Reação
Diante dos sete recentes atos de racismo e nazismo na UFSC, dentre várias providências da instituição está a iniciativa da estudante Iael Kurjan, do Curso de Ciências Sociais, que está criando a Juventude Judaica Catarinense (nome provisório).
Insensibilidade
Não dá para entender o grau de insensibilidade de muita gente. Alguns hospitais de SC já começaram a emitir alertas alarmantes à quanto à superlotação nas suas emergências, com muitos pacientes com covid-19 e, quase todos eles, inclusive jovens, sem cobertura vacinal completa e, não raro, sem nenhuma vacina. Deprimente.
Assédio
Bela iniciativa a do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindalesc), que bancou e lançou a cartilha intitulada “Assédio é coisa séria”, que explica o que é assédio moral e quais as formas de combater a prática.
Saúde pública
Mais uma ação meritória do Ministério Público de SC, que apresentou o Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública, que fará o acompanhamento das políticas públicas de saúde e das alterações legislativas, a interlocução com os órgãos públicos de saúde e entidades da área, além de prestar apoio técnico-jurídico às Promotorias de Justiça de todo o Estado.
Inconstitucional 1
O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, a inconstitucionalidade de uma norma de SC que institui a obrigatoriedade de licenciamento ambiental estadual para instalação de antenas de telecomunicações. Diz que sob o pretexto de proteção e defesa do meio ambiente, a lei estadual 14.675/2009 interferiu diretamente na relação contratual formalizada entre o poder concedente e as concessionárias.
Inconstitucional 2
Quando essa lei estadual surgiu por aqui, havia a firme convicção de que alguns espertalhões estavam querendo criar dificuldades para obter facilidades. Inclusive no Legislativo, com apoio de alguns prefeitos não muito honestos. Defesa do meio ambiente? Uma ova! Queriam o “por fora” das operadoras.
Autopromoção
Está passando dos limites – uma verdadeira chatice - a autopromoção de alguns dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil e de SC, destinando longos espaços para jogarem confete sobre si próprios. Uns acham que o telespectador, leitor ou ouvinte não tem capacidade de discernir o que é bom ou ruim e que só eles têm o que é de melhor. Até poderiam confirmar isso, mas se tivessem mais preocupação com a qualidade de seus produtos.
“Normal”
Pavimentação deteriorada é uma situação constante nas rodovias federais em SC, revela estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina, realizado entre agosto e setembro e que identifica pontos críticos em praticamente todos os 1,18 mil quilômetros percorridos nas várias BRs existentes no Estado. O que o diferencia dos anteriores é que ter o asfalto em permanentes frangalhos agora é “normal”.
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI